Terça, 18 de junho de 2019, 17h31
Entidades do setor empresarial se reúnem com governador do Estado para discutir expansão econômica


Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

 Visando apresentar uma pauta positiva para o setor empresarial de Mato Grosso, diversas entidades representativas do comércio se reuniram na tarde desta terça-feira (18.06) com o governador Mauro Mendes. O encontro aconteceu no Palácio Paiaguás e contou com a presença de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), FCDL/MT, Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Mato Grosso (Facmat) e Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), além do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco.

A principal discussão no encontro ficou em torno da expansão econômica como forma de alavancar a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS ) no estado mato-grossense. Sobre isso, as entidades presentes apresentaram um estudo com diversas propostas no sentido de aumentar a arrecadação do governo sem subir a carga tributária.

De acordo com o estudo apresentado, Mato Grosso é um dos estados que mais consome insumos agrícolas, na sua maioria importados de outros Estados. A ideia é que Mato Grosso importe esses produtos através do Porto Seco e faça o processamento dos mesmos aqui no Estado, desta forma o governo aumentaria a arrecadação; outra proposta se refere as micro e pequenas empresas, que têm limite de faturamento de 3,6 milhões por ano, aonde a alíquota fica em torno de 7,5% e a partir deste valor, o imposto sobe para 19%. “Isso faz com que os empresários criem novas micro e pequenas empresas ao invés de crescer com apenas uma, em função do aumento do imposto”, explicou o assessor jurídico da CDL Cuiabá, Dr. Otácilio Peron, que também participou da reunião.

Para este caso, a sugestão apresentada foi de se fazer o escalonamento de forma crescente até se chegar aos 19%, além disso, foram discutidos outros assuntos durante o encontro, como a reinserção dos incentivos fiscais e a questão dos atacadistas que não conseguem competir com os Estados vizinhos.

Após ouvir todas as colocações dos empresários presentes, principalmente a apresentação das propostas, o governador ficou de estudar o documento e avaliar juntamente com sua equipe técnica.

De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, as proposta visam não prejudicar ainda mais o setor empresarial do Estado. “A sociedade já paga muitos impostos e o setor comercial juntamente com o cidadão não podem ser ainda mais atingido em função da situação financeira do Estado, então, trouxemos propostas que visam aumentar a arrecadação do Estado, as quais ao nosso ver são viáveis e acredito que o governador irá avaliá-las com atenção conforme nos prometeu”, disse ele.

 


Fonte: CDL Cuiabá
Visite o website: https://www.cdlcuiaba.com.br/