Terça, 25 de junho de 2019, 11h18
Diversas mudanças são apontadas para edital de licitação do transporte coletivo durante debate promovido pela CDL Cuiabá


Assessoria de Imprensa 

CDL Cuiabá

Há menos de 20 dias para a concretização da licitação que indicará a empresa que ficará responsável pelo transporte coletivo da capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) preocupada com todo o processo que está em andamento e prestes a ser finalizado, realizou um debate denominado “Transporte público e mobilidade urbana para Cuiabá do Futuro” na noite desta segunda-feira (24.06). Diversos vereadores, gestores do setor, empresários e convidados marcaram presença.

O debate foi intermediado pelo vice-presidente administrativo da CDL Cuiabá, Célio Fernandes. Para esclarecer as dúvidas e perguntas do público presente estavam o secretário de mobilidade urbana, Antenor Figueiredo e a professora em trânsito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marina Baltar.

Entre os itens discutidos e apontados durante o encontro está o prazo do contrato a ser assinado, o qual é considerado muito longo já que o edital prevê 20 anos de concessão podendo ser prorrogado por mais 10 anos.

Os vereadores presentes defenderam e criticaram de forma contundente o edital. “Nós fizemos uma pesquisa e nenhuma capital brasileira tem esse prazo de concessão. A maioria delas fez licitação de 10 anos mais cinco de prorrogação”, afirmou o vereador Dilemário Alencar.

Por sua vez o secretário de mobilidade urbana defendeu o tempo de concessão. “Não existe concessão com menos de 20 anos. Fizemos com um prazo grande para que as empresas possam vir e investir com chance de retorno”, declarou.

O edital de licitação também prevê que a empresa atenda os seguintes requisitos: Todos os ônibus devem conter câmeras de monitoramento; As empresas contratadas também vão fazer o transporte rural para os distritos de Aguaçu, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Cinturão Verde; As concessionárias devem oferecer o transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida; A frota passará por controle de qualidade; Além de que 100% da frota tenha ar-condicionado, em 5 anos. A vencedora será aquela que apresentar toda a documentação necessária e o menor preço para a execução do serviço.

Para o vice-presidente da CDL Cuiabá, que coordenou o debate, essa foi uma grande oportunidade de se discutir o assunto. “Existem muitas dúvidas da população e dos empresários em relação ao funcionamento desse serviço. É muito válida essa discussão, principalmente pela péssima qualidade atualmente do transporte coletivo em Cuiabá.

Agora é o momento de cobrarmos e de buscarmos melhorias para esse serviço e é isso que nós da CDL Cuiabá estamos buscando fazer. Nós estamos acompanhando de perto todo esse processo já que nós como empresários, bancamos 32% do total arrecadado pelas empresas de transporte, e também queremos um transporte público de qualidade para nossos colaboradores”, disse Fernandes.


Fonte: CDL Cuiabá
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