Terça, 02 de julho de 2019, 15h56
Diretor-geral da “Águas Cuiabá” se reúne com presidente da CDL e informa sobre melhorias no saneamento do centro histórico de Cuiabá


Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

O Centro Histórico de Cuiabá, conhecido também como Bacia da Prainha, agora tem 100% do seu esgoto tratado. Bairros como Centro Norte, Centro Sul, Lixeira, Dom Aquino, e entre outros, serão beneficiados com a reestruturação e modernização da Estação Elevatória de Esgoto da Prainha (EEEP). No total, 8.223 clientes comerciais serão beneficiados com a melhoria. Essas informações foram repassadas pelo diretor-geral da empresa Águas Cuiabá, durante visita a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para o presidente da entidade, Nelson Soares.

Na oportunidade, Soares ressaltou a importância da parceria, “ter 100% do esgoto tratado é uma conquista para os empresários do Centro Histórico, trazendo mais comodidade e melhorias para a população da região. A reestruturação da Estação Elevatória é importante para preservar o meio ambiente e o Rio Cuiabá, que passa a receber o esgoto tratado e dentro dos conformes”.

O esgoto, que antes era lançado in natura no Rio Cuiabá, agora é enviado à EEEP. Da Elevatória, os resíduos seguem para a Estação de Tratamento de Esgoto Dom Aquino, que também passou por melhorias estruturais. A partir de agora, somente após ser tratado o esgoto é enviado ao Rio Cuiabá, dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental.

Durante a visita a CDL Cuiabá, o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabriani, comentou que “nós vamos tirar duas toneladas que material orgânico do Rio Cuiabá. Nós vamos trazer maior qualidade de vida e saúde limpando o rio. Cerca de R$ 5 milhões foram investidos na EEPP”.

O custo da prestação se serviços de esgotamento sanitário passará a integrar a fatura mensal. Conforme determina o regulamento de prestação de serviços editado pela agência reguladora (Arsec), o cliente deve ser comunicado a esse respeito 30 dias antes da primeira cobrança. Em Cuiabá, o valor a ser pago pelo esgoto corresponde a 90% da tarifa de água. Os dois valores vêm somados na fatura mensal. “A responsabilidade sobre o saneamento básico é compartilhada por todos. Os benefícios, também”, afirmou Fabriani, informando ainda que “nós vamos tirar duas toneladas de material orgânico do Rio Cuiabá, limpando suas águas e trazendo assim, maior qualidade de vida e saúde para o cidadão”.


Fonte: CDL Cuiabá
Visite o website: https://www.cdlcuiaba.com.br/