Notícias / OPINIÃO
Quinta, 11 de fevereiro de 2016, 17h33

ARTIGO - Cooperativismo financeiro em alta

Por: Otacilio Peron - Advogado da CDL-Cuiabá e FCDL-MT

Na atual conjuntura econômica nacional, onde a crise se alastra por todos os setores produtivos (Indústria, Comércio, Serviços) se alguém lhe disser que você poderá tornar-se dono de uma Instituição Financeira, você vai achar que esta pessoa está delirando.

No entanto, ela está lhe propondo um dos bons negócios da atualidade, ou seja, tornar-se sócio de uma Cooperativa Financeira.  Todos nós, no dia a dia, necessitamos de uma instituição financeira, seja para pagar nossas contas, ou mesmo para fazer algum empréstimo, e se estiver sobrando algum, para fazer aplicações.

No Brasil, contamos com mais de uma centena de bancos, e outro tanto de instituições financeiras, que operam em nichos diferentes dos bancos.  Mas poucos se dão conta, que tornar-se cliente de um Banco, significa estar proporcionando lucro aos seus donos, pois temos que pagar, e muito caro, por todos os serviços colocados a nossa disposição.

O que se observa, no entanto, é que pouco a pouco essa realidade esta mudando, pois o Cooperativismo Financeiro está crescendo vertiginosamente, graças às grandes vantagens oferecidas aos seus sócios, denominados cooperados, que em outras instituições financeiras, não passariam de meros clientes.

As cooperativas por não terem fins lucrativos, podem oferecer preços mais acessíveis aos seus cooperados. Se as cooperativas, ao final do exercício, apresentarem sobras, estas, geralmente são distribuídas aos seus cooperados, de acordo com a decisão da Assembleia Geral, onde todos participam, pois trata-se de uma associação de pessoas. E quando uma cooperativa quer crescer com mais rapidez, e tornar-se cada vez mais forte, proporcionando maior segurança e vantagens aos seus cooperados, o caminho mais inteligente é a incorporação com outra cooperativa.

E esta foi a decisão que tornaram os sócios das Cooperativas Sicoob Credisul de Rondônia e Sicoob Empresarial de Mato Grosso, na Assembleia Geral Extraordinária de Incorporação, realizada em Cuiabá, no dia 01/02/2016, onde a Sicoob Credisul incorporou a Sicoob Empresarial; Com esta oportuna decisão, os sócios da Sicoob Empresarial passaram a ser sócios de uma cooperativa quase 10 vezes maior, transformando-se num excelente negócio para todos.

Neste momento, quando o limite de crédito está cada vez mais escasso e seletivo, e você quer continuar mantendo o seu negócio, o caminho mais inteligente é procurar uma Cooperativa Financeira, onde encontrará os mesmo serviços oferecidos por um banco, mas com um diferencial, você não será mais tratado como um cliente e sim como um sócio.

Este é o grande diferencial, que esta impulsionando o crescimento do Cooperativismo Financeiro no Brasil.

Otacilio Peron -  Advogado da CDL-Cuiabá e FCDL-MT