Notícias / Câmaras Lojistas MT
Sexta, 11 de abril de 2014, 09h27

“As CDLs vendem soluções para o Comércio”, diz Pellizzaro

Por: Honéia Vaz

“Dois caçadores se deparam com um leão. Um dá o primeiro tiro e falha. O outro atira e erra. De repente o primeiro olha para o lado e vê o segundo calçando tênis. Então ele pergunta: - “Mas você acha que com este tênis vai conseguir correr mais do que o leão”. O outro responde: "Mais que o leão não, mas mais do que você sim!” (Piada contada pelo presidente da CNDL para ilustrar uma situação de concorrência).

Neste dia 10, na abertura do 1º Workshop de SPC e outros serviços, na CDL Cuiabá, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, ressaltou o quanto o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi aperfeiçoado mediante as características que a concorrência de mercado estabeleceu, e em face de mudanças tecnológicas e econômicas.

A referência é com relação também à própria estrutura da informação consultada no SPC, que atualmente abrange uma lista de diferentes pacotes e pode vir em formatos além do nome/CPF ou CNPJ negativados (registrados como inadimplentes), entre outras tantas opções, chegando a score de crédito, que visa proporcionar dados sobre determinado consumidor proponente à compra (para pagamento a prazo), para que o consultante (empresa) possa estabelecer um limite médio no crediário (R$) adequado à renda financeira e condições de pagamento do comprador.

Nestas transformações Pellizzaro visualizou os demais produtos que as CDLs agregam à sua lista, ao ponto de “hoje não mais vendermos informações de crédito, mas sim soluções para o Comércio”. E lembrou ainda que a Câmara Lojista de Cuiabá é referência nacional para as demais entidades no serviço Certificado Digital.

Trazendo à luz os momentos financeiros difíceis nos primeiros anos de existência da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), comemorou a conclusão da obra do Espaço Cultural e Empresarial CDL e reforçou ser este resultado advindo do esforço de vários presidentes que estiveram à frente da Entidade.

O presidente do Conselho Deliberativo do SPC Brasil, Itamar José Silva, Paulo Gasparoto, presidente da CDL Cuiabá, vários presidentes de outras CDLs também participam deste acontecimento.

Homenagem - João Batista Rosa, presidente em exercício da CDL Cuiabá, anunciou seis homenageados nesta noite, os quais os nomes passaram a referenciar salas e salões da CDL – Espaço de Convivência Ruyter Barbosa, Auditório Adão Flores, Salão Nobre Paulo Nicodemos Gasparoto, além das salas: Haroldo G. Arruda, José Mikail Malouf, José Alberto Vieira de Aguiar e Assad Luiz Haddad.

Evento – Vai até o dia 12, no Espaço CDL, e está sendo realizado pelo Conselho Estadual do SPC (CESPC), com apoio da CDL Cuiabá, SPC Brasil e Sicoob Central MT/MS.

Os participantes são funcionários e dirigentes de Câmaras Lojistas de Mato Grosso e da FCDL/MT. O objetivo é a qualificação das equipes e intercâmbio de cases relativos aos produtos e serviços das CDLs. Mas, na programação, além das palestras, dois workshops que abrangem fatores concorrenciais importantes: “A importância do PDV”, com Dinomércio Gueno, e “Mídias Digitais no Varejo”, com Muriacy Ventura.