Segunda, 07 de fevereiro de 2011, 09h01

Balanço 2010: menos empresas são constituídas

Mato Grosso encerrou o ano de 2010 com 157,765 mil empresas ativas. Somente no ano passado, o Estado registrou a abertura de 11,693 mil empreendimentos, número 5,71% inferior ao que foi registrado em 2009, quando 12,401 mil unidades foram constituídas. Apesar da queda no balanço total, houve aumento de 13,14% na quantidade de novas filiais, o que indica que a economia continua em expansão. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), e mostram que 2,024 mil filiais foram abertas em 2010, contra 1,789 mil em 2009.

De acordo com o presidente da Jucemat, Roberto Peron, a queda no número de empresas não implica no fraco desempenho econômico de Mato Grosso. Conforme ele, a quantidade de empreendimentos novos contabilizados no ano anterior foi atípico. Peron ressalta ainda que as alterações de registro aponta que as empresas abertas em 2009 se expandiram no ano seguinte. O levantamento destaca que foram alteradas 16,870 mil empreendimentos, sendo 15,219 mil de 2009. Se tratando de filiais, os registros alterados somaram 1,643 mil em 2010 ante a 1,564 mil do ano anterior, uma diferença de 5,05%. "Essas mudanças estão relacionadas ao segmento e o porte da empresa".

O presidente da Jucemat diz ainda que a abertura de novas empresas atinge todos os setores. "Unidades de outros estados que abriram filiais em Mato Grosso e empresários locais expandiram". Entre os empreendimentos novos destacam-se a inauguração de mais uma unidade das Loja Americanas, no centro de Cuiabá, somando 6 em Mato Grosso. Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa do grupo, a unidade recebeu um investimento de R$ 2 milhões. No país são 546 unidades. A empresa ainda prevê a abertura de mais 300 lojas no país até 2013.

A rede City Lar também recentemente inaugurou mais uma unidade na rua 13 de Junho, na Capital mato-grossense, totalizando 4 pontos de vendas da rede no mesmo endereço. Segundo o proprietário da empresa, Erivelton Gasques, a expansão da empresa atende a um plano de estar mais perto do cliente, principalmente nos bairros. Para 2011, o Grupo Máquina de Vendas Norte (que integra a City Lar) pretende inaugurar 40 lojas nos 10 estados onde atua.

No fim do ano passado, 2 redes varejistas no segmento supermercadista abriram as portas em Cuiabá: o Extra Hipermercado e o Fort Atacadista. O primeiro recebeu um aporte de R$ 30 milhões e o segundo teve investimentos de R$ 20 milhões.

Os bons indicadores provocaram também a vinda de mais uma marca para a região. A Suzuki deve abrir as portas na Capital ainda neste ano. É o que afirma o proprietário da unidade, Paulo César Boscolo. Conforme ele, foi investido R$ 1,5 milhão. Ele ressalta que nesse segmento há expectativa para abertura de outras empresas. Veja esta e outras notícias no www.gazetadigital.com.br