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Terça, 07 de junho de 2011, 17h24
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CDL aponta variedade de presentes e boa média de vendas

*CNDL prevê 10% a mais nas vendas

 

Em maio e junho é prevista a desaceleração das vendas por causa da alta dos juros, em decorrência da inflação, mas não com fechamento negativo do consumo. A aposta, segundo o superintendente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, é de uma média de até 8%. Ele completa que os comerciantes, já de antemão avisados, façam concessão de crédito segura, evitando a inadimplência decorrente do aumento dos juros sobre os preços de presentes.

  

Datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, costumam fazer as vendas darem um salto positivo em relação ao início do ano. Vestuário feminino, cosméticos e calçados são os segmentos cujo crescimento deve ser maior, explica o economista Edisantos Amorim.

 

 

Outro fator importante que deve contribuir com o aumento das vendas é a queda no preço do combustível, “pois começa agora entressafra da cana de açúcar, o que gera melhora nos preços de todo o comércio”, explica o economista.

 

Há uma expectativa de que o primeiro semestre de 2011 tenha um aumento de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentro disso, projeta-se que: vestuário terá incremento de 11,5%; cosméticos e calçados 11%, o que é um bom crescimento para uma economia que está preocupada com a inflação.

 

Brasil - A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê crescimento de 10% nas vendas do varejo no Dia dos Namorados 2011, na comparação com o resultado de igual período de 2010. A projeção é maior que a variação verificada na passagem de 2009 para 2010, quando as vendas do comércio registraram alta de 7,23%, segundo números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

A estimativa de alta reflete a manutenção do consumo do brasileiro, como mostrou hoje os números do PIB, apesar do impacto já significativo das medidas de restrição de crédito adotadas pelo governo e da pressão mais forte da inflação para o consumidor, conforme avaliação do economista e presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

 

O gasto médio do brasileiro com o presente de Dia dos Namorados também deve aumentar este ano, chegando a R$ 120, contra um tíquete médio de R$ 100 registrado em 2010. De acordo com Pellizzaro Junior, esse valor tende a estabilizar-se, devido à escalada do consumo das famílias de renda mais baixa, que costumam adquirir produtos de menor valor agregado.

 

“Nos últimos quatro anos, 30 milhões de brasileiros realizaram uma compra a prazo pela primeira vez, e a tendência é que esse consumo se mantenha em alta em longo prazo. Isso reduz em certa medida o valor do gasto médio com compras, mas aumenta o fluxo de vendas, o que favorece principalmente o lojista de pequeno porte”, avalia.

 

Esse perfil de consumo favorece as vendas de produtos mais baratos, como é o caso dos itens de perfumaria, jóias e semijóias, calçados, vestuário e acessórios, que devem liderar as vendas este ano, a exemplo do que já ocorreu em 2010.

 

O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio nacional, perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Thalita Marques/Honéia Vaz)

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