Notícias / ATUAÇÃO
Quarta, 22 de abril de 2015, 14h09

CDL e TJ discutem parceria para expandir serviço de mediação e conciliação

Comunicação TJ-MT

O primeiro passo foi dado. Uma reunião realizada na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) na tarde desta terça-feira (14.04) discutiu meios de expandir o serviço de mediação envolvendo os empresários do comércio e a possível criação de uma câmara de conciliação nas instalações da CDL.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), João Batista Rosa, o presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT), Paulo Gasparoto, o vice-presidente da CDL Cuiabá, Lair Pirajá e o advogado Otacílio Peron se reuniram com a vice-presidente do  Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Clarice Claudino da Silva e o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, Hildebrando da Costa Marques.

“A nossa intenção é sempre propiciar melhorias aos associados, o trabalho da CDL é sempre buscar parcerias que permitam mais agilidade e que descomplique o trabalho e a vida dos empresários. Hoje é a primeira reunião ainda é necessário amadurecer a ideia e definir as ações”, destacou João Rosa, presidente da CDL Cuiabá.

Para a desembargadora, que também  é presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso a primeira reunião serviu para estabelecer uma relação e a partir de agora identificar pontos de interesses comuns para formatar um termo de parceria e expandir o serviço de conciliação e mediação.

“Eu acho que é bastante interessante para o segmento do comércio e a ideia é que possamos dar uma parcela do nosso conhecimento da nossa habilidade já desenvolvida e eles darem as condições da gente aproximar um do outro, formar uma câmara de mediação e conciliação nas dependências da CDL essa é a ideia básica, desenvolver e estreitar esse relacionamento,” destacou a magistrada.

Os representantes do movimento lojista de Mato Grosso aprovaram a iniciativa e concordaram em estabelecer e estreitar esse relacionamento. O presidente da Federação dos Dirigentes Lojistas, Paulo Gasparoto, acredita que essa parceria beneficia a sociedade de um modo geral com a expansão da mediação por evitar a judicialização e tornar mais célere a justiça. “Nós apoiamos e temos total interesse nessa parceria por trazer uma nova visão de negociação”, disse o presidente da FCDL-MT.

Defensora de uma nova cultura, a desembargadora Clarice Claudino explica que mais que evitar a judicialização e reduzir o número de processos a meta é criar mais um canal de expansão da política de tratamento adequado dos conflitos de interesse. “Hoje nós trabalhamos para difundir uma nova cultura, nem tudo que é conflito de interesse precisa vir para o Judiciário, as próprias pessoas envolvidas nesse conflito, quando conduzidas e aproximadas  por pessoas capacitadas elas podem chegar a soluções tão boas ou até melhores do que aquelas que obteriam numa sentença judicial e com a garantia judicial que tem esses acordos feitos nesse ambiente”, completou.

O benefício para o empresário do comércio é ter uma solução com segurança jurídica sem precisar recorrer ao caminho árduo de um processo e consolida essa forma nova de encarar os problemas, os conflitos. “Nem tudo precisa de um juiz, as próprias pessoas conversando elas podem enxergar e aprender com isso e deixar o Poder Judiciário com aquelas causas de grande complexidade” disse a vice-presidente do TJ/MT.

A ideia foi bem recebida pelos dirigentes lojistas e começa agora uma fase de formatação, oficialização do que realmente será implementado.

BENEFÍCIOS

As centrais de conciliação e mediação vão permitir que a população utilize métodos que trazem mais economia e celeridade na solução de conflitos, além de oferecer poder a sociedade, uma vez que o cidadão passa a decidir juntamente com o magistrado. Para a Justiça, representa diminuição do número de processos em trâmite, que podem ser solucionados por meio de acordos.