Notícias / POLÍTICA
Segunda, 18 de maio de 2015, 14h09

CDL mantém diálogo com governo e cobra ações para fortalecer economia de MT

Por: Assessoria

Ednilson Aguiar

Além do cenário econômico de 2015 que chegou com reajustes de tarifas públicas, encarecimento do crédito e deterioração do mercado de trabalho o que reduziu a renda disponível das famílias, os empresários do comércio de Cuiabá e Mato Grosso acrescentam à lista o modelo de gestão adotado nos primeiros meses do governo estadual que não permitiu a economia se movimentar.

O diretor da CDL Cuiabá, Paulo Boscolo, questionou o secretário Extraordinário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, se não existe um plano B para que o governo comece a fazer o Estado andar, a economia girar sem que esteja 100% pronto. “Nós entendemos que a cada dia seja uma surpresa negativa em relação à gestão passada, mas deve existir um mecanismo que vá incentivando o crescimento, ações que possam fazer o Estado se movimentar, têm que ir adaptando o planejamento no dia a dia”, destacou o diretor.

O diretor que é empresário do ramo de automóveis explica que Mato Grosso sempre  despontou nas crises e que dessa vez por conta da situação do Estado o cenário tá pior que o restante do país.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá na defesa do associado busca o diálogo com o Governo do Estado e já promoveu este ano seis reuniões com gestores da equipe do governador Pedro Taques. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, já esteve por quatro vezes na sede da CDL e foi o primeiro. Já participaram das rodas de diálogo o vice-governador, Carlos Fávaro;  Paulo Brustolin (Fazenda); Gustavo Oliveira (Projetos Estratégicos); Eduardo Chiletto (Cidades); Mauro Zaque (Segurança Pública); Marcos Marrafon (Planejamento) e por último o secretário Extraordinário do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura e o adjunto Luciano Vacari.

O presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Paulo Gasparoto, recepcionou os dois gestores e fez um desabafo sobre a necessidade de aprimorar a gestão pública, fazer uma adequação na máquina e ter mais cautela com o dinheiro público. “Não me refiro somente ao Estado de Mato Grosso, mas Governo Federal, estadual e municipal. Nós da sociedade não suportamos mais pagar essa conta e não vermos mudança que dê resultados práticos na diminuição do gasto público com a manutenção da máquina”, destacou Paulo Gasparoto.

Eduardo Moura informou aos empresários do comércio que o Governo Taques já está trabalhando, retomou contratos e que pretende promover o crescimento do Estado. O secretário que será responsável por diminuir as desigualdades sociais falou sobre divulgar o potencial econômico nacional e internacionalmente, como exemplo do governo Dante de Oliveira e também explicou que o Orçamento não consegue atender as demandas e por isso devem retomar Parcerias Públicas Privadas (PPP) e como no governo Blairo Maggi aderir às PPP caipiras – consórcio com produtores locais.

Luciano Vacari citou que na execução das políticas públicas de desenvolvimento regional irá buscar apoio das Câmaras de Dirigentes Lojistas. “Sabemos que os empresários do comércio conhece a realidade da sua região e sente na pele a falta de políticas que promovam o crescimento”, disse o adjunto.

Gasparoto reiterou em nome do presidente da CDL Cuiabá, João Batista Rosa, que não participou por motivo de saúde,  o apoio ao Governo e agradeceu a disposição de cada membro da equipe em visitar a casa do movimento lojista e prestar esclarecimentos sobre as ações executadas pelo Executivo, além de ouvir as reivindicações dos empresários.