Notícias / Câmara de Dirigentes Lojistas
Sexta, 06 de junho de 2014, 08h55

CDL Social contribui com a Santa Casa

Por: Honéia Vaz

Os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) foram representados em mais uma ação benemérita – a entrega de um aparelho de TV 32”, para a ala de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

A ação foi realizada por meio do CDL Social, que é mantido pela mensalidade dos associados à Entidade, enfatizou o diretor Paulo Boscolo, destacando a consciência humanitária do empresariado da capital mato-grossense. “Todas as vezes que conseguimos apoiar uma causa como esta da Santa Casa, que tem custos mas prioriza a vida acima de tudo, é quando mais percebemos o valor da contribuição de cada associado CDL”.

O presidente da Santa Casa, Antônio Preza, reforçou a situação de gravidade devido aos altos custos para atender a todos os que precisam dos serviços da Instituição. A Santa Casa, organização de atendimento de Saúde fundada há 197 anos, tem 207 leitos, sendo 180 do Sistema Único de Saúde (SUS) e 27 direcionados a planos privados e particulares. “O ideal, financeiramente falando, é que consigamos estabelecer 60% para o SUS e 40% para o privado (que hoje é apenas 13%)”, explica o administrador, acrescendo que outro problema está na tabela de repasse do SUS – “Com valores muito defasados, nos deixando no prejuízo”.

Preza fala que em face deste quadro, se não fossem os auxílios financeiros e de material vindos da Iniciativa Privada, não conseguiriam manter as portas abertas – “Mesmo com essa ajuda, que significa 50% do total do custo, ainda precisamos de mais recursos, pois estamos com déficit e precisando de reformas em várias áreas”, completa ele.

Esteve presente na entrega do aparelho de televisão também a diretora da CDL Cuiabá Maria Cândida Camargo.

Campanhas – As coordenadoras do setor de Ação Voluntária da Santa Casa, Candelária Saboia Ribeiro e Scheila Preza, falaram de duas campanhas por meio das quais cidadãos e empresas podem contribuir com fundos para comprar remédios, pagamento das despesas fixas, entre outros custos.

1. Autorização em formulário (a ser preenchido na Santa Casa ou na Rede Cemat) para acréscimo de um valor no talão de energia elétrica, que ao ser pago é repassado à Santa Casa. O mínimo é de R$ 3,00;

2. Adoção de uma das 42 enfermarias, por meio da contribuição de R$ 8 mil por mês.

Mais informações sobre como contribuir pelos fones: (65) 30552293; 30511946, com Candelária ou Scheila.