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Quinta, 10 de março de 2011, 13h37
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Comércio: carnaval influencia economia local

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito-SPC/CDL Cuiabá, em relação à semana de Carnaval de 2010, este ano a festividade respondeu por acréscimos de 7% no índice de verificações de cadastro (Consultas), que é uma das referências de mercado para constatação de movimento de vendas. Este percentual refere-se ao comparativo entre os dias 9 a 15 de fevereiro de 2010 e 28 a 7 de março de 2011.

 

“Notamos que, pelo alto percentual, houve mais gasto por parte dos consumidores neste período em determinados estabelecimentos”, acredita o superintendente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, apontando ainda que em janeiro e fevereiro o carnaval impactou positivamente a venda de pacotes de viagens e locação de ônibus de turismo, entre outros setores, com até 30% de plus.  

 

Vale ressaltar que o aumento não é para todos os segmentos e nota-se mais naqueles que integraram o carnaval de alguma forma ou estão ligados a entretenimento.

 

 

Na Praça Popular, o Bar do Azeitona avaliza este resultado. O estabelecimento abriu da sexta-feira, 4, à terça-feira, 8, e registrou um aumento de 70% das vendas, 30% maior se comparado ao carnaval do ano passado. “Para nós, 2011 foi bem melhor. As vendas aumentaram três vezes mais se comparadas com uma semana comum”, esclareceu o gerente Reginaldo Alexandre.

 

A odontóloga Alcineide Alves, que veio de Goiânia para passar em Cuiabá com os amigos e familiares os dias que ela considera um “feriadão”, conta que não integrou folias de rua.  No entanto, explica que, diferente do seu costume em sua cidade de origem, saiu todos os dias “para bares e restaurantes aqui da capital”. Segundo Alcineide, ela não pagou por hospedagem, porque ficou na casa de familiares. “Mas gastei uma média de R$ 50,00 por noite nas minhas saídas, fora as compras de lembrancinhas que estou levando”.

 

Já o gestor administrativo do Tucano Bar, Pedro de Andrade, o fato de não haver uma organização mais efetiva em toda a cidade e de grande proporção para reter moradores e chamar turistas para Cuiabá, ocasionou queda no movimento de boa parte dos bares e restaurantes da cidade. De acordo com ele, houve uma evasão de foliões para outros estados e cidades vizinhas que organizam folias de ruas. Andrade diz que especificamente durante o período da festividade “apresentou-se queda de 10% nas vendas em relação a um final de semana normal, o que seria diferente se o carnaval de Cuiabá fosse animado”.

 

Daniele Costa é uma das residentes em Cuiabá que foi “passar” o carnaval em Nossa Senhora do Livramento. ‘Tenho amigos lá e fizemos uma festa daquelas”, declara. Ela explica que em compras de supermercado – pois levaram cerveja e outras mercadorias para passar 4 dias – o gasto somou em torno de R$500,00. “Lá mais gastos individuais com cerveja comprada nos estabelecimentos locais”.

 

A publicitária Evelyn Leite revezou o carnaval conferindo os desfiles de blocos carnavalescos em duas cidades. No domingo, dia 6, foi para a Chapada dos Guimarães e caiu na folia com o bloco “Bode do Karuá”. Já na segunda-feira, festejou o tradicional carnaval do Bairro Porto, em Cuiabá. Segundo a entrevistada, gastou cerca de R$ 50,00/dia em comida e bebida. “Todos os itens vendidos por vendedores ambulantes”. 

 

A venda por parte dos ambulantes atingiu altos índices pela observação dos próprios proprietários do comércio formal. Não é possível contabilizar os valores exatos, mas nota-se que o Carnaval impacta muito as economias locais – de cada município – positiva ou negativamente, de acordo com as programações e publicidades feitas. O proprietário do Azambuja Bar, Mário César de Carvalho, comentou que o estabelecimento se manteve estável quanto à venda de bebidas e remeteu a situação pelo grande número de vendedores ambulantes. “O carnaval da Praça da Mandioca foi um dos melhores de Cuiabá. Tiveram marchinhas, música e a reclamação da festa acabar cedo demais”, explica. Este ano a Praça da Mandioca recebeu cerca de 3 mil foliões só na primeira noite. “A venda foi boa para todo mundo: tanto para vendedor ambulante quanto comércio”.

 

O Círculo Militar seguiu com a clássica matinê que ocorreu nos dias 6, 7 e 8. O auge de público foi na terça-feira, 8 de março. A secretária do clube, Maísa Rosário, conta que como o evento já ganhou um status tradicional por ser realizado anualmente, o Círculo Militar teve a expectativa de público atendida como em todos os anos, lotando a casa. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)

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