Sexta, 25 de março de 2011, 05h02

Comércio MT: empresários apostam no segundo trimestre

O Setor de Comércio da capital está otimista quanto à expectativa de vendas no segundo trimestre, estimando acima de até 8% de acréscimos nas vendas. Há igualmente expectativa de crescimento no comparativo com igual período do ano passado.

Paulo Boscolo, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv-MT) prevê aumento de 8% para o segmento de veículos. Mesmo com a alta dos juros da medida editada pelo Governo Federal, ele acredita que o crescimento deve ser de 5% ante o segundo trimestre do ano passado. “Acontece todos os anos de o segundo trimestre ser mais forte nas vendas”.

O presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, igualmente estima bons percentuais. Ele fala que o crescimento excepcional da economia brasileira em 2010 se deveu muito à gradativa redução de impostos sobre o consumo. Com o aumento da taxa de juros para frear este consumo poderá haver uma queda na escalada de compras de bens mais caros, e gastos maiores com perecíveis e itens de pequenos valores. “Ainda assim, a compra de bens de maior valor vai continuar em bons patamares. E, no geral, acreditamos que a soma dos resultados de segmentos que, tradicionalmente, vendem melhor nestes meses, com os de alguns setores que receberam incentivos fiscais, e mais o aumento da renda do brasileiro, nos fará chegar a cerca de 5% de aumento nas vendas”.

O Calendário Comercial é outro ponto forte ressaltado por Gasparoto como influente no período. “As vendas sazonais já são imprescindíveis para o Comércio. E as relacionadas aos dias das Mães e dos Namorados estão em segundo lugar do ranking nacional e de Mato Grosso, conforme dados do Serviço de Proteção ao Crédito-SPC, que mostra acréscimos, em determinados segmentos, de mais de 25% em relação a um período comum”, explana ele, completando que a Páscoa cresce na comercialização, ano a ano, também em ritmo acelerado, podendo chegar a 8% este ano.

Luiz Fernando, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (SHRBS), pontua o índice de 8% em relação ao ano de 2010. E de 3% para abril, maio e junho que, de acordo com ele, também tem a ver com as datas comemorativas do período e feriados. “Estes meses são sempre melhores que os três primeiros meses do ano justamente por causa destas datas”.

O contexto é igual para o segmento de Materiais de Construção, como fala Antônio Zompero, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac). Conforme explica Zompero, em janeiro, fevereiro e março a venda de materiais básicos de construção é mais baixa, em função do período de chuvas. “Assim, o acréscimo nas vendas para os três meses por vir é de 2 a 3%”. Como o segmento, em Mato Grosso, foi beneficiado pela Lei 9.480/2010, obtendo redução de carga tributária sobre o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), as perspectivas de vendas para os citados meses, em relação a 2010, são de acréscimos de 12%.

Estabelecimentos - As previsões e apostas de três meses de superação nas vendas dadas pelos representantes de setores é também opinião dos empresários. Para os empreendimentos no ramo de perfumaria e cosméticos, conforme Célio Fernandes, da empresa ADITH, a expectativa é mais positiva ainda. Neste setor em constante crescimento no Brasil, que prossegue paralelamente ao aumento da renda do brasileiro e junto com o de Higiene, além de prosseguirem em consonância com a usual cultura de compras, fabricantes e lojistas vêm buscando novos modelos de negócio e formas inéditas de atuar, visando atrair a crescente renda do mato-grossense e concorrer neste amplo mercado de marcas e opções.

Primeira empresa de marketing multinível do estado, a ADITH, muito além da tradicional venda balcão-consumidor, o grande foco é o sistema de vendas “e marketing caracterizados pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos”. Como o negócio oferece a oportunidade de incremento cumulativo de renda, a estimativa de crescimento da empresa e dos produtos do mercado, “é muito positiva, em torno de 40% para o próximo trimestre, baseada também nos fatos: de ser uma nova marca e que, cada vez mais, notamos que os vendedores buscam produtos e serviços para trabalhar que ofereçam elasticidade nos ganhos”.

Lázaro Borges, da Farmácia de Manipulação Nossa Senhora de Fátima, declara estar no clima otimista. A empresa acaba de abrir quatro novos laboratórios, de olho nestas boas expectativas e desenvolvimento de Mato Grosso, além do incremento do consumo. Ele espera um aumento de 8% nas vendas no comparativo com o trimestre anterior e de 5 a 8% em relação ao segundo trimestre de 2010. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Thalita Marques/Honéia Vaz)