whatsapp
Notícias /
Terça, 18 de janeiro de 2011, 08h27
| Tamanho do texto A- A+

COMPRAS DE JANEIRO: mudanças no perfil dos consumidores

O coordenador de Recursos Humanos das Lojas Avenida, Cleber Moura, comentou que a loja passou a antecipar as promoções de janeiro “pelo grande número de consumidores movimentando a loja logo após o Natal”, se prolongando por janeiro, observação que se estende também ao ano passado.  

 

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL/Cuiabá), dados da primeira quinzena de janeiro deste ano, com relação ao mesmo período do ano passado, demonstram que houve uma variação de 5,34% positiva no número de consultas ao SPC (que é reflexo da perspectiva de vendas do comércio).

 

O vice-presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, acredita que esse crescimento é natural, de acordo com o crescimento em torno de 10% do Estado, tendo a capital passado a crescer aproximadamente no mesmo percentual nos últimos anos, aumentando o consumo, portanto. Ele acrescenta que o ânimo se deve também à expectativa da Copa de 2014. “A capital do estado não vinha acompanhando o crescimento dos municípios do interior. Com o advento da Copa de 2014, eu acredito que a cidade começa a seguir o padrão. Esse processo é normal, está dentro do esperado e tende a aumentar com o passar dos meses e dos anos”, disse.

 

Um dos segmentos aquecidos e já cotados para um ‘boom’ decorrente da Copa 2014 é o de Materiais para Construção, independente se são obras residenciais (de reforma e construção) ou de estabelecimentos comerciais. Além da influência da Copa, há o incentivo relativo à redução de impostos (menor alíquota do ICMS e isenção do IPI em 35% dos produtos deste ramo). Mas, antes mesmo destes fatores, segundo o proprietário da Verdão Construções, José Wenceslau Júnior, que está no segmento há mais de vinte anos, vem percebendo-se uma mudança no perfil do consumidor mato-grossense há alguns anos. “Janeiro sempre foi, historicamente, um mês meio parado para o comércio em Cuiabá. Muita gente que veio de outro estado costumava visitar a família que está em outras regiões. Mas, de quatro anos para cá,  noto que as pessoas estão ficando mais aqui, o que promove o aumento do movimento do Comércio em janeiro”.

 

As liquidações do início do ano poderiam ser uma alternativa para explicar o fato, mas no ramo da construção, como explicou Wenceslau, até então não há promoções em janeiro. “As lojas de materiais de construção não fazem promoções porque o tipo de compra é diferente. É planejada, ninguém compra por impulso. Realmente, as pesquisas apontam que o Setor vive hoje um momento muito bom”.

 

No Shopping 3 Américas, a movimentação é maior não só nas lojas, mas também no cinema e praça de alimentação. De acordo com o auditor de vendas e público do Shopping, Guilherme Audax, “as promoções de Natal alavancaram as vendas em cerca de 25% e a média de vendas e pessoas circulando continuam acima do normal em janeiro”.

 

No setor de calçados, mesmo sendo menos otimista, o gerente de vendas da Flamboyant Calçados em Várzea Grande, Leonir de Arruda, afirmou que as vendas de janeiro desse ano superam pouco mais as do ano passado. “Estamos trabalhando também as promoções”

 

Na Livraria Janina, o processo é de antecipação. As compras aumentaram, mas como reflexo de continuidade do Natal, mas um fator de antecipação do “Ínício das aulas, o adiantamento nas compras de material escolar esse ano”, afirmou o gerente da loja, Celso Silva. (Luana Soutos/Honéia Vaz). 

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL