whatsapp
Notícias /
Segunda, 30 de maio de 2011, 14h25
| Tamanho do texto A- A+

Dia dos Namorados: CDL acredita em boa média de vendas

Em maio e junho é prevista a desaceleração das vendas por causa da alta dos juros, em decorrência da inflação, mas não com fechamento negativo do consumo. A aposta, segundo o superintendente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, é de uma média de 5 a 8%. Ele alerta que os comerciantes, já de antemão avisados, farão concessão de crédito segura, evitando o aumento da inadimplência decorrente do aumento dos juros sobre os preços de presentes.

Datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, costumam fazer as vendas darem um salto positivo em relação ao início do ano. Vestuário feminino, cosméticos e calçados são os segmentos cujo crescimento deve ser maior, explica o economista Edisantos Amorim.

Com a consideração de comerciantes de alguns setores do Comércio de que “abril foi fraco”, os outros dois meses do segundo trimestre prometem aquecer as vendas em vários setores. Além de ser o melhor período para construções, datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados costumam fazer as vendas darem um salto positivo em relação ao início do ano.

Outro fator importante que deve contribuir com o aumento das vendas é a queda no preço do combustível, “pois começa agora entressafra da cana de açúcar, o que gera melhora nos preços de todo o comércio”, explica o economista.

Há uma expectativa de que o primeiro semestre de 2011 tenha um aumento de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentro disso, projeta-se que: vestuário terá incremento de 11,5%; cosméticos e calçados 11%. “É um bom crescimento para uma economia que está preocupada com a inflação”, esclarece Edisantos.

Ele lembra que “estamos vivendo a lei da oferta e procura. E se os preços de um concorrente melhoram, o seu vizinho não vai querer ficar para trás”, aponta o economista.

Comerciante cuiabano - Na loja TNG o forte são as roupas masculinas. “Para nós, o Dia dos Namorados é o segundo natal, nossas vendas aumentam em até 50%. No meio do ano, quando faz um pouco de frio por aqui, as vendas são sempre melhor”, informa a gerente da loja, Eliane Rosa.

Acompanhando o pensamento positivo do comércio para este trimestre, Luiz Carlos Arruda, gerente da Giovanna Calçados, acredita que as vendas devam ter um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do ano passado. “Em 2010 vendemos 50% a mais que em 2009, e em 2011, esperamos mais aumento ainda”, diz, pontuando que estão “investindo bastante em campanhas para que isso se confirme”. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Thalita Marques/Honéia Vaz)

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL