whatsapp
Notícias /
Quarta, 22 de maio de 2019, 10h45
| Tamanho do texto A- A+

Dia dos Namorados deve aquecer as vendas no comércio cuiabano

ssessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) indica a intenção de compras para o Dia dos Namorados deste ano. 

De acordo com os dados levantados, 38% dos cuiabanos irão as compras para comemorarem o Dia dos Namorados. Daqueles que disseram que não irão as compras, tem como principal fato o de não ter quem presentear na data (54%) ou por não terem o hábito de darem presentes (26%). Um outro dado apresentado na pesquisa é que dos que não tem quem presentear, 24% gostariam de participar de festas para solteiros.

Sobre os gastos com o presente, 47% pretendem gastar mais com os presentes em relação ao ano anterior; já 48% não pretendem gastar mais e 5% ainda não sabem, sendo que o valor do ticket médio por presente para este ano é de R$ 237,35.

Em relação aos que querem ser presenteados, destacamos que 18% responderam que preferem ganhar perfumes e cosméticos e 17% vestuário. Porém, dentre do que irão de fato ganhar são vestuário (29%); perfumes e cosméticos (26%), calçados e acessórios (14%),  joias, relógios e artigos de óptica (13%),  e 17% outros, sendo que a principal forma de pagamento a ser utilizada será dinheiro (53%), seguido de cartão de débito (26%) e cartão de crédito à vista (17%).

A pesquisa indica ainda, que dos que irão presentear, 59% comprarão em Shoppings Centers, 26% em lojas do centro da cidade e 8% em lojas nas proximidades do seu bairro. No que se refere a data das compras, a maioria pretende comprar os presentes na semana do Dia dos Namorados (71%) e 17% pretende antecipar comprando na primeira semana de junho, além disso, os entrevistados também responderam o que mais influencia nas escolhas do presente, sendo que 57% disse que é o desejo da pessoa a ser presenteada e 22% afirmou ser a qualidade do presente.

Sobre quem irão presentear, 63% respondeu o cônjuge e 33% a namorada. Já aonde comemorarão a data, dos que irão comemorar, 45% ficará na sua própria casa, seguido por 28% que irá para algum restaurante.

Segundo o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, essa é uma das datas mais democráticas em termos de presentes, a variedade é ampla, sendo destaque como a terceira melhor data em incremento de vendas para comércio. “A expectativa é superarmos o movimento do ano passado, pois a pesquisa demostra que a maioria das pessoas, cerca de 77%, pretendem gastar igual ou mais que o ano anterior e que somente 18% pretendem gastar menos. É uma data que tem crescido, ano pós ano, o sentimento de presentear atingindo de forma positiva muitos segmentos do comércio. Muitas lojas já estão com as suas estratégias prontas para atraírem clientes para venderem mais e assim fecharem o primeiro semestre de uma forma mais positiva”, disse ele.

Granja também faz um alerta para o consumidor que vai sair às compras. “Pesquise, evite as compras por impulso, evite ficar endividado, porém, ao irem as compras, procure comprar no comércio cuiabano, temos uma variedade muito extensa de presentes e condições de negociação compatíveis com o mercado global. Tenham certeza que movimentando o comércio local, estaremos fortalecendo a nossa economia e consequentemente contribuindo com a geração de empregos, ou seja, faremos girar de uma forma positiva a nossa economia”, orienta ele.

 

Infográfico dia dos namorados

 

Dia dos namorados 2019
 
 
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2016 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL