Sexta, 15 de junho de 2018, 13h01

Dívidas em MT cresceram 0,46%, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL

Em maio de 2018, o número de dívidas em atraso de moradores de Mato Grosso caiu -0,17%, em relação a maio de 2017. O dado ficou acima da média da região Centro-Oeste (-2,93%) e acima da média nacional (- 0,20%). Como em maio de 2017 a variação no estado foi de -4,34% houve aceleração anual do indicador no Mato Grosso. As informações são de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

De acordo com a pesquisa ainda, na passagem de abril para maio o número de dívidas do Mato Grosso cresceu 0,46%. Na região Centro-Oeste, a variação foi de 0,42%.

Já o setor com alta anual mais expressiva do número de dívidas em maio no estado do Mato Grosso foi Água e Luz (41,55%).

Sobre o número de inadimplentes no Estado, os dados demonstram que cresceu 5,25% em maio de 2018, em relação a maio de 2017. O percentual ficou acima da média da região Centro-Oeste (2,27%) e acima da média nacional (2,78%). Como em maio de 2017 a variação foi de -1,65%, houve aceleração anual do indicador no Mato Grosso. Na passagem de abril para maio o número de devedores cresceu 0,26%. Na região Centro Oeste, a variação foi de 0,07%.

Em relação a abertura por faixa etária do devedor, a pesquisa revela que o número com alta anual mais expressiva no estado em maio foi o da faixa de 85 a 94 anos (18,99%).

“Em maio de 2018, cada consumidor inadimplente no Estado tinha em média 2,100 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro-Oeste (2,023) e acima da média nacional registrada no mês (1,933 dívidas). Esta média está acima das 2,096 dívidas verificadas no estado em abril”, conta o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior.

Trabalho de Conscientização – Diante desta realidade, a CDL Cuiabá juntamente com o SPC Brasil tem buscado trabalhar a conscientização do consumidor. “Nossa orientação sempre é de que se faça o planejamento do seu orçamento no intuito de manter um histórico saudável de compras e pontualidade no pagamento das mesmas”, afirmou Soares, lembrando que recentemente o SPC Brasil lançou um aplicativo que calcula o Bem-Estar Financeiro do consumidor. Com esse serviço, o consumidor pode ver seu score financeiro, comparar seus resultados com a média nacional e receber dicas sobre educação financeira.

“À medida que for seguindo essas dicas, o app permite que o consumidor refaça o seu teste para reavaliar sua pontuação, melhorando seu status na praça. Esses resultados são usados por empresas de créditos para determinar se o candidato é um bom pagador, ou não. Então, quanto melhor for sua pontuação, maiores as chances de conseguir uma aprovação de crédito por aí”, explicou o presidente da CDL Cuiabá.