whatsapp
Notícias /
Quinta, 25 de setembro de 2014, 07h39
| Tamanho do texto A- A+

Estamos lhe esperando, hoje, aqui na CDL Cuiabá, para a Campanha de Doação de Sangue Olga Haddad!

Por: Honéia Vaz

Estamos lhe esperando, hoje, 25, aqui na CDL Cuiabá, para a Campanha de Doação de Sangue Olga Haddad! 
      
Realizada pelo CDL Social, braço filantrópico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a Campanha existe desde 2003 e agora está sendo promovida em parceria com o Instituto de Hematologia do Centro Oeste Ltda (IHEMCO).
      
O chamado a participar é para toda a sociedade – empresários, funcionários, cidadãos em geral, que podem estar na CDL Cuiabá, à Av. Getúlio Vargas, 750, Centro das 8h às 19h, ou seja, contando com uma hora a mais do que o usual para que as pessoas possam ter tempo de participar desta ação depois de encerrado o expediente das empresas.
   
Requisitos para doação de sangue:
   
 Ter entre 18 anos completos até 69 (sessenta e nove) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias;
        
 Doadores entre 16 e 17 anos deveram ser acompanhados pelo responsável legal devem levar a cópia do documento de identificação de ambos e preencher autorização no momento da doação, ou se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório;
      
 O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
     
 Pesar no mínimo 50 Kg;
     
 Apresentar documento oficial com foto;
      
 Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas;
      
 Não ingerir alimento gorduroso nas últimas 3 horas;
         
 Evitar fumar nas últimas 2 horas que antecedem a doação;
        
 Ter dormido no mínimo 6 horas antes da doação;
  
 Estar em boas condições de saúde.
     
Após a Doação?
    
 Não fumar por no mínimo duas horas;
      
 Nas 12 horas após a doação, não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, etc.;
     
 Permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;
      
 Não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas;
      
 Retirar o curativo 4 horas após a doação.
      
Mitos e dúvidas:
       
 Quem pode doar sangue? Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que tenha idade, peso e esteja saudável.
        
 Quando a pessoa doa sangue, o sangue pode engrossar ou afinar? De jeito nenhum. O sangue continua com a mesma consistência, só que a medula trabalha mais para poder repor a quantidade retirada do organismo.
    
 Doar sangue engorda ou emagrece? Ao doar sangue você não engorda nem emagrece
          
 Tem gente que diz que precisa doar sangue sempre. Senão passa mal. Isso e verdade? Não, isso não ocorre. Foi criado um mito sobre doação, algumas pessoas afirmam até que sentem algo, mas é psicológico, doar sangue não interfere em nada no metabolismo do doador.
         
 Doar sangue constantemente, durante muito tempo, vicia? Não, a quantidade retira e pequena e a reposição e feita naturalmente pelo organismo sem alterar o equilíbrio.
            
 Sangue tem classificação igual leite, tipo A, B ou C? Todo sangue tem a mesma qualidade. A diferença está na tipagem ABO e Rh. Sendo encontrado tipo A, B, O ou AB podendo ser Rh positivo ou negativo.
         
 Pode fumar cigarro depois de doar sangue? É preciso evitar cigarros até duas horas depois da doação, após esse tempo está liberado.
              
 Pode ingerir bebida alcóolica após a doação de sangue? É preciso evitar álcool nas primeiras seis horas após a doação.
     
 Os exames realizados no sangue doado e definitivo? Não, todos os testes sorológicos são de triagem, sujeito a confirmação, de acordo com a Portaria 2.712 de 12 de Novembro de 2013, do Ministério da Saúde. É preciso refazer todos os exames a cada nova doação, assim o controle de qualidade do sangue é garantido.
           
 Há risco de contrair doença doando sangue? Nenhum risco pois o controle e rigoroso e material utilizado é descartável.
           
 A gripe simples pode impedir a doação de sangue? Sim, não e aconselhável doar sangue nessas condições, pois o organismo está com resistência baixa.
              
 Posso procurar um banco de sangue para realizar exames sem doar? Não, o serviço de sorologia é para controle de qualidade do sangue e atende apenas doadores. Pessoas com interesse em realizar exames deveram procurar os CTA´s (Centro de Testagem e Aconselhamento) em centro de saúde ou policlínicas.
           
 É preciso pagar para receber os resultados dos exames? Não, para o doador todos os resultados são gratuitos (sífilis, doença de chagas, hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV, hemoglobina S, tipagem e fator Rh).
            
 É preciso estar em jejum para doar sangue? Não, pelo contrário o doador deve estar alimentado para doar sangue
          
 Posso doar sangue para mim mesmo? Sim, essa doação e chamada autóloga. Se a pessoa vai realizar algum procedimento cirúrgico e o médico acha que irá utilizar sangue durante a cirurgia, ele pode orientar o paciente a procurar um banco de sangue para coleta de sangue conforme sua prescrição. E o banco de sangue ira reservar essa bolsa até o dia da cirurgia para ser utilizada pelo próprio doador.
            
 A mulher pode doar sangue estando menstruada? Sim, o período menstrual não impede a doação de sangue
             
 Quem está fazendo regime ou dieta para emagrecer pode doar sangue? Sim, dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não comprometa a saúde.
               
 Fiz uma tatuagem a mais de um ano posso doar sangue? Sim, quem tem tatuagem a mais de um ano pode doar sangue
              
 Há substituto para o sangue? Não, ainda não há nenhum substituto para o sangue
           
 O que se consegue em troca da doação de sangue? A satisfação de beneficiar pessoas na maioria das vezes desconhecidos, que não tem outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para sentir se melhor.

 O que é sangue raro? É um sangue com baixa frequência na população como os de fatores Rh negativos.
                 
 O uso de medicação pode impedir a doação? O uso de medicação deve ser analisado caso a caso durante a triagem clínica.
          
 Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue? Geralmente para infecções simples e sem complicações o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue.
           
 Quem faz tratamento para acne pode doar sangue? Depende do tipo do tratamento do antibiótico ou outros remédios de uso oral, não será possível doar.
                   
 Grávidas podem doar sangue? Não, mas se o parto for normal, a mulher pode doar após três meses. Em caso de cesariana, após seis meses. Se estiver amamentando, aguardar 12 meses após o parto.
              
 Piercing impede a doação de sangue? Depende, por risco de contaminação bacteriana pessoas que possuam piercing na cavidade oral e/ou região genital só poderão doar sangue após 12 meses da retirada do piercing. Fonte: IHEMCO
            
Leia mais sobre a Campanha:
            
http://www.cdlcuiaba.com.br/noticias/participantes-da-campanha-olga-haddad-receberao-carteira-de-doador/2343
        
http://www.cdlcuiaba.com.br/noticias/cdl-cuiaba-estende-horario-de-doacao-ate-as-19h-participe/2342

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL