whatsapp
Notícias / Evento
Quinta, 11 de setembro de 2014, 13h10
| Tamanho do texto A- A+

Fórum da NFC-e: CDL Cuiabá chama à adequação, dado o prazo

Por: Honéia Vaz

O desafio não é pequeno: das cerca de 45 mil empresas em Mato Grosso, apenas 8 mil estão credenciadas na nova sistemática de Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e).
 
O prazo para transição dos sistemas é 31 de outubro. De olho nas possíveis dificuldades que as empresas estão tendo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou o Fórum da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, neste dia 10, no Espaço CDL, abordando o sistema e tecnologias para emissão de NFC-e, certificado digital, tira-dúvidas contábeis neste contexto, entre outros assuntos pertinentes ao tema, para um público de mais de 180 pessoas, entre empresários, profissionais da Contabilidade, técnicos de TI e responsáveis pelo departamento fiscal nas empresas. 
 
“O ponto-chave deste Evento é o fato de a Sefaz e a CDL Cuiabá se unirem para esclarecer aos contribuintes sobre a nova sistemática. O importante é que todas as empresas tenham condições de estar no sistema, pois a prioridade não é a multa por erros, mas a participação de cada empresa neste processo, evitando, ao longo do tempo, conflitos entre Fisco e contribuintes”, comentou Célio Fernandes, vice-presidente da CDL da capital mato-grossense.
 
Benefícios – Redução de papel (para impressão), recebimento do documento via SMS no celular ou por e-mail estão entre as vantagens citadas pelo órgão fazendário. Alessandro Peracchia Machado, agente Sefaz, falou ainda que esta modalidade de emissão de NF diminuirá o Custo Brasil por meio da minimização da burocracia. “Por si só a redução da burocracia torna a gestão mais eficiente”, acredita ele.
 
Dificuldades a serem enfrentadas – CDL Cuiabá, Sefaz, profissionais da contabilidade e técnicos de Tecnologia da Informação (TI) estão na corrida para auxiliar as empresas nesta transição. “Muitos empresários estão alegando dificuldades com adequação de sistemas, aquisição do aparato tecnológico para processar o programa da NFC-e, além do prejuízo por ter que jogar fora a impressora de cupom fiscal”, exemplifica Célio Fernandes que, no entanto, enfatiza que o momento é de se enquadrar. “Depois de implantado o sistema, a equipe treinada, o processo passa a ser simples, direto e automático”, acrescenta o dirigente lojista, lembrando que a Câmara Lojista disponibiliza gratuitamente em seu site (www.cdlcuiaba.com.br) o software para emissão de NFC-e.
 
A profissional de Contabilidade Vera Gomes da Silva coloca este prejuízo relativo ao Emissor de Cupom Fiscal (ECF) ao lado do investimento a ser desembolsado para obter a tecnologia para a NFC-e. E cita a baixa qualidade da Internet em várias cidades mato-grossenses e até bairros da capital como mais um problema a ser resolvido pelo poder público. “Mas, para as empresas, agora é tempo de buscar a adequação e tirar as dúvidas, pois não haverá mais adiamento: no final de outubro todas as empresas tem que estar credenciadas na Sefaz para emissão de NFC-e”, chama a contabilista.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL