whatsapp
Notícias / Artigo
Quinta, 03 de julho de 2014, 09h59
| Tamanho do texto A- A+

Honra ao mérito

Por: Otacílio Peron

Não sai da minha memória o dia 31 de Maio de 2009, quando a FIFA anúncio, que Cuiabá fora escolhida para sediar uma das etapas da Copa do Mundo.
  
Foi na praça 8 de Abril, a praça do Choppão, que assistimos o anúncio da Fifa. Lá estava o governador Blairo Maggi, o pai deste grande feito com seus secretários e vários deputados. O anúncio provocou uma grande euforia, que tomou conta da multidão que ali se aglomerava.
  
Nos sentimos vencedores e orgulhosos do bom trabalho desenvolvido pela equipe do governo, liderados pelo então governador Blairo Maggi, que teve a visão de candidatar Cuiabá, para ser uma das sedes da Copa do Mundo.
  
Ficou a cargo do atual governador Silval Barbosa, viabilizar recursos e executar as 56 obras elencadas, numa arrojada decisão de transformar a nossa cidade.
  
Inicialmente, foram nomeados vários políticos, para comandarem a estrutura de uma secretaria especifica, com o objetivo da execução das obras, mas o choque de “égos” logo aflorou, prejudicando, sobremaneira, a execução do grande projeto.
  
Secretários foram sendo substituídos, e reduzido o seu número, até que, numa feliz decisão do atual governador, nomeou o atual secretário Mauricio Guimarães, um funcionário público de carreira, até então desconhecido do grande público, revelou-se, aos poucos, com sua humildade e sabedoria, um grande administrador.
  
Teve a capacidade de administrar e conviver, diariamente, com entraves de toda ordem, ora do Ministério do Trabalho; ora do Ministério Público Estadual; ora do Tribunal de Contas; ora dos políticos contrários ao sucesso do projeto com criticas raivosas e pessimistas, e ora entraves jurídicos, e foi administrando as justas reclamações dos empresários do comércio, diretamente prejudicados com obstrução das ruas e avenidas. Contudo, com sua humildade, foi conquistando a tolerância de todos, diante das dificuldades de mobilidade dos veículos, em decorrência das obras.
 
E hoje temos ai 15 obras já entregues, e em breve teremos outras tantas. Cuiabá nunca mais será a mesma.
 
O mundo viu Cuiabá e aplaudiu seu povo e suas obras.
 
O aeroporto ficou espetacular, mesmo sem estar integralmente concluído. A Avenida da FEB é outra. A Arena Pantanal é um orgulho para todos nós, que aqui recebemos, Chilenos, Bósnios, Australianos, Japoneses, Coreanos, Nigerianos, Russos e Colombianos.
 
Como diz meu amigo: Foi um show de bola. Aumentou a auto-estima do matogrossense. Em breve, muito em breve, poderemos afirmar que a nossa capital está a altura da pujança do nosso Estado.
 
Não podemos esquecer que comerciantes sofreram, e ainda sofrem prejuízos econômicos enormes, e por isso não podem ser abandonados a própria sorte. Devem, obrigatoriamente, serem ressarcidos, assim que forem concluídas as obras e cessados os prejuízos.
 
Neste momento, não podemos esquecer de reverenciar o ex-governador Blairo Maggi, pela arrojada e feliz idéia de sediar a Copa do Mundo, e o incansável e competente secretário Mauricio Guimarães e toda sua diminuta mais competente equipe, que sem estrelismo comandaram e ainda comandam a execução desse grande projeto de mobilidade urbana.
 
Podem nem todos vos aplaudir, mas eu vos aplaudo.


Otacílio Peron é advogado da CDL Cuiabá e FCDL/MT

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL