Segunda, 18 de outubro de 2010, 15h27

Ideias inovadoras têm local certo em Cuiabá

Empresários e sociedade mato-grossenses terão um lugar em Cuiabá como referência para visualizar ideias inovadoras e aprender práticas sustentáveis. O Espaço Sebrae de Conhecimento, a ser inaugurado dia 20 de outubro, vai dispor conceitos e oportunidades de negócios para gestores de micro e pequenas empresas desenvolverem a criatividade e pensar negócios em sintonia com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O espaço é anexo à sede do Sebrae-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Na avaliação institucional do diretor-superintendente, José Guilherme Barbosa Ribeiro, a sustentabilidade significa a manutenção da vida não só humana, mas animal e vegetal em todo o conhecimento e intervenções das pessoas. "É uma preocupação de análise científica e de inteligência para melhor uso dos recursos existentes", ou, como, frisa, "o Sebrae vê a sustentabilidade como negócio".

E por isso, "no Espaço de Conhecimento será possibilitado aos inventores de produtos e processos, nos diversos segmentos empresariais, o apoio para que eles desenvolvam suas ideias e tenham acesso às tecnologias e profissionais qualificados". Nos últimos 10 anos, diz, devido restrições de produtos mato-grossense no exterior, a instituição iniciou trabalho para conscientizar o empresário local sobre exemplos de sustentabilidade.

Ele cita a Amazontech Novos Rumos para Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis, realizada em Cuiabá em 2004, quando foram mostradas aplicações práticas aos empresários de Mato Grosso e autoridades públicas sobre produção e respeito ao ambiente, já desencadeados em países desenvolvidos e o que instituições internacionais pensavam sobre o binômio.

O vetor sustentabilidade, explica José Guilherme, tornou-se constante nos últimos anos em projetos e ações do Sebrae Mato Grosso. "O Sistema Sebrae, há 2 anos, tem dado ênfase grande à inovação e competitividade", contextualiza. "O Conselho Deliberativo Estadual determinou uma macropolítica para o Sebrae Mato Grosso de incentivo aos princípios de sustentabilidade que começaram a ser aplicados na obra do Espaço de Conhecimento, com os conceitos mais modernos de edifício verde".

Materiais - A líder da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia da instituição, Suênia Sousa, explica que do conceito à construção, tudo no Espaço Sebrae de Conhecimento foi pensado para gerar o menor impacto ambiental. "Numa obra convencional, teria sido utilizada alvenaria, aqui usamos vidro. Ele facilita a iluminação natural, a manutenção e a desconstrução, dentro do conceito e prática de não gerar resíduo".

Autor e arquiteto responsável pela obra, José Afonso Botura Portocarrero destaca que o prédio pretende ser o de menor consumo de energia. Nos 2 lados extremos do prédio há ventanas ou painéis do teto ao piso para controlar luz natural e ventilação. Placas de vidro fazem a interface com o ambiente interno para completar o sistema que combina redução do uso de energia e clima mais ameno dentro do prédio. Veja mais no www.gazetadigital.com.br