Notícias / Certificado Digital
Sexta, 19 de dezembro de 2014, 13h28

Mais de 650 mil empresas precisarão renovar o certificado digital neste próximo ano (2015)

Por: Luciana Souza

É importante que o empresário fique atento para não perder o prazo de validade, para que a rotina de sua empresa não seja prejudicada.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá informa que em 2015 mais de 650 mil empresários brasileiros deverão renovar o Certificado Digital e os processos de renovação podem ser feitos na entidade de segunda a sexta feira, a partir das 08h até às 18h. É importante que o empresário fique atento para não perder o prazo de validade para que a rotina de seu estabelecimento não seja prejudicada.

Conforme o coordenador de Certificação Digital Mário Borges, existem várias vantagens de se renovar o certificado com a CDL Cuiabá. “A liberação do certificado é no mesmo dia, temos estacionamento privado, facilidade no pagamento, suporte técnico gratuito e ainda dispomos de atendimento externo para os clientes que solicitarem”.

Mário  informa ainda sobre a promoção que está ocorrendo. “Estamos em promoção nos certificados digitais, a partir de R$ 175,00 para pessoa jurídica (e-CNPJ / NF-e) e R$ 110,00 pessoa física (e-CPF) válida até dia 31 de dezembro” explicou.

O Certificado Digital foi exigido de acordo com a Circular nº 547 de 2011 em que a Caixa Econômica Federal determinou que todas as pessoas jurídicas deveriam utilizar o certificado eletrônico ICP-Brasil como forma exclusiva de acesso ao canal de relacionamento Conectivadade Social, utilizado para cumprimento das obrigações em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Com isso, foram emitidos mais de dois milhões de certificados digitais em todo o País.

O que é o Certificado Digital?
É um Documento Eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via Internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando as suas identidades.
Através dela o usuário tem a opção de utilizar a assinatura digital, permitindo a troca de documentos, com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo. Assim, os documentos que trafegam eletronicamente, possuem reconhecimento legal e não mais precisam ser convertidos em papel.

Como renovar ou obter um Certificado Digital?
Todo processo de renovação ou obtenção do certificado digital pode ser feito na CDL Cuiabá e depende do papel que empresa irá exercer. É aconselhável antes, que a pessoas físicas ou jurídicas levem em conta o custo-benefício dos certificados digitais disponíveis, para que a escolha contemple o que mais se ajusta às necessidades da companhia.

Para mais informações: 3615-1530 ou 9616-5039
E-mail: cdldigital@cdlcuiaba.com.br