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Segunda, 14 de março de 2011, 09h40
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Meu crédito, meu maior patrimônio *Por Otacílio Peron

A estabilidade da moeda, o controle inflacionário, e a empregabilidade, conduziram o País a um crescimento em 2010, além do projetado, com um PIB de 7,5%,ficando atrás apenas da China e da Índia.

Com este invulgar crescimento de nossa economia, surgiu um novo perfil de consumidor, o consumidor de baixa renda, da classe C, D e E.

Antes arredio ao consumo, agora, com a estabilidade da moeda e facilidade na obtenção de crédito, ele está mudando a pirâmide do consumo no Brasil. É ele que hoje dita as regras do consumo. A classe “C” é considerada agora a nova classe média, pois saiu do aluguel, compra carro novo, viaja de avião, tem um bom limite em seu cartão de crédito, e está sempre antenada nas novidades de eletroeletrônicos.

Mas será que o consumidor brasileiro já sabe fazer contas sem inflação, ou ainda não aprendeu e está se endividando?

Pelos números de registros apresentados pelos “bancos de dados”, como o SPC, percebe-se que a inadimplência não atingiu patamares alarmantes, mas já desperta preocupações.

E isto se deve única e exclusivamente à falta de planejamento financeiro do consumidor. A compra por impulso é um dos grandes fatores que provocam a inadimplência. O consumidor não observa primeiro se aquele artigo em liquidação é realmente necessário.

O seu planejamento financeiro deve separar o que é supérfluo, do que é indispensável; e ser realista no tocante ao dinheiro disponível para pagamento de prestações mensais, ou seja, a prestação tem que caber no seu bolso.

O consumidor tem que fazer do crédito um aliado.

Mas o que fazer quando você se descontrolou e a inadimplência bateu à sua porta, e o seu nome já está no SPC?

Lembre-se que as empresas sabem que nem sempre o cliente que deve, o faz porque é um mau pagador.

Então a saída é negociar a dívida. Tome a iniciativa e procure o seu credor, pois com certeza, não faltarão opções de negociação. O credor irá analisar o seu pedido com “bons olhos”, pois você tomou a iniciativa, e pretende quitar o débito. Ele sabe que o consumidor que compra bem, compra sempre.

Não acredite nas ofertas dos “milagreiros” que oferecem “tirar seu nome do SPC”, ou “limpar seu nome na praça”, com muita facilidade, sem pagar a conta.

Isto é um engodo. Não é possível “limpar seu nome” sem pagar a dívida.

Por isso, ao comemorarmos o dia do consumidor, faça uma reflexão, e veja se você está fazendo o seu planejamento financeiro. É um processo difícil que exige muita disciplina.

Afinal o crédito é um patrimônio inalienável.

É o seu maior Patrimônio. Lembre-se disso!

 

*OTACÍLIO PERON é advogado CDL Cuiabá e FCDL/MT

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