Notícias / ATUAÇÃO
Terça, 28 de abril de 2015, 15h18

Movimento Lojista cobra volta da Faixa Verde - comerciantes reclamam de prejuízo

Por: Elayne Mendes

Publicamos a reportagem do Jornal A Gazeta, publicada na edição de 26 de abril (domingo). Matéria da repórter Elayne Mendes, da editoria de Cidades.

Cobrança é feita diante prejuízos

Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL) ressalta que a extinção da Faixa Verde em Cuiabá tem gerado inúmeros problemas a comerciantes. Segundo o presidente da instituição, vários pedidos já foram feitos à Prefeitura de Cuiabá com relação a abertura do processo licitatório para que uma empresa assuma o serviço, porém a quase dois anos e meio da desativação da Faixa Verde, nenhuma medida foi tomada.

Presidente da FCDL, Paulo Gasparotto diz que o problema da falta de estacionamento já ultrapassa a região central da Capital. “As principais vias de Cuiabá e até mesmo bairros mais populosos já enfrentam o mesmo problema com relação a estacionamentos. E os comerciantes, bem como a Federação, acreditam que o Município tem feito pouco caso dessa situação”.Gasparotto ressalta que o número de veículos aumentou na cidade e a Simob perdeu o controle. Isso, segundo ele, tem prejudicado de forma violenta o comércio. “Mesmo gostando ou sendo acostumados a comprar em comércios de rua, os clientes estão sendo forçados a realizarem compras nos shoppings, já que lá existe estacionamento”.

O presidente da FCDL acrescenta que outros empecilhos surgiram e agravaram ainda mais a situação dos clientes e comerciantes. “Se não bastasse o aumento de furtos e roubos, as obras do Veículo Leve sobre Tri-lhos (VLT) também colaboraram para extinguir os poucos espaços para estacionar em Cuiabá. Com isso, quem sai perdendo são os consumidores e, consequentemente, a categoria comerciante”.Para a categoria de lojistas o retorno da Faixa Verde é sinônimo de segurança, agilidade e confor-to aos clientes e garantia de melhoria na economia local.

Faixa Verde voltará no 2º semestre na Capital

O serviço de estacionamento rotativo deve retornar na Capital no segundo semestre deste ano. Já em Várzea Grande, a cobrança para quem estaciona nas ruas ainda não tem data para ser implantada, mas também já foi anunciada pelo atual gestor, Wallace Guimarães. Ambas as prefeituras informaram que a intenção é de que o sistema de estacionamento seja o mais moderno possível, a exemplo de cidades como Curitiba e São Paulo.

Suspenso em 2012, o sistema Faixa Verde voltará com alterações, uma vez que a Prefeitura de Cuiabá elaborou um novo projeto de lei acerca do serviço, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores. Uma das mudanças está ligada ao tempo em que o carro ficará estacionado. “Existirá tempos mais curtos para estacionamento, como de 30 minutos, já que no sistema anterior muitos motoristas reclamavam que tinham que pagar uma hora, sendo que o veículo ficou menos tempo que isso”, explica o secretário de Mobilidade Urbana (Simob), Thiago França.

De acordo com o gestor, houve o acréscimo de algumas regras ao projeto, como por exemplo a tolerância de 20 minutos ao estacionar próximo a hospitais e isenção para vagas próximas a parques municipais. França ressalta que o próximo passo é lançar o processo licitatório, para que uma empresa assuma o serviço. “Queremos tornar o serviço mais modernizado, com a implantação de sensores e até mesmo aplicativo de celular.Isso trará garantia ao usuário e à empresa responsável pela cobrança”.

O secretário diz ainda que o serviço tem sido cobrado constantemente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma vez que o Faixa Verde garantia mais segurança na região central da Capital. “Com essa sistematização, o usuário terá mais confiança em deixar seu veículo na rua e isso, consequentemente, fortalece o comércio”. Proprietário de uma farmácia localizada no Centro de Cuiabá há 15 anos, Pedro Prates diz que não vê a hora do serviço retornar às ruas. Segundo ele, a mudança no caixa da empresa foi nítida após a suspensão do Faixa Verde. “As compras realizadas em farmácias geralmente são rápidas, não passam de 20 minutos. Mas ainda assim, os clientes não encontram um local para estacionar e como os estacionamentos não realizam a cobrança fracionária, não compensa para o cliente. Com o Faixa Verde isso poderá mudar.