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Terça, 15 de março de 2011, 06h06
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MT: volume de vendas em supermercados é similar ao índice nacional

 Se há 12 anos o gasto com supermercado da família Almeida, que possui 4 integrantes, sendo uma criança e um adolescente, com 9 e 14 anos, era de um salário mínimo e meio, atualmente a conta já ultrapassa os R$2 mil, na soma da dona-de-casa e responsável pela tarefa de administrar as compras, Maria Antônia de Almeida.

 

O presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, aponta que dados de pesquisas, a exemplo das realizadas pelo Instituto Data Popular e Abras, mostram que o consumo de itens não-duráveis cresce ano a ano, “paralelamente ao aumento da renda do brasileiro e do emprego com carteira assinada, atestados pelo IBGE e Caged, inclusive com destacáveis números em Mato Grosso”.

 

Gasparoto salienta que números de sindicatos que compõem a diretoria CDL, a exemplo do de automóveis, apontam que, comparando-se com anos anteriores, este consumo aumentou em vários segmentos de bens duráveis também. E outras pesquisas mostram o consumo elevado de perecíveis, mais em grupos de alimentos e bebidas. ‘Pelos apontamentos do Data Popular, por exemplo, podemos ver, inclusive, o crescimento da participação da Classe C brasileira neste percentual, que em 2010, gastou mais de R$ 189 bilhões com alimentação e bebidas, volume 372% maior que há oito anos”.

 

O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso-Asmat, Kássio Catena, declara que “os índices de vendas de supermercados do estado são similares aos apontados nacionalmente”, que apresentou no final de fevereiro, indicativo de acréscimos em torno de 6,7% em 2010. E confirma que acredita que a média mostrada seja referência de crescimento e estabilidade da renda do brasileiro e igualmente paralelo “ao aumento da população”, ressalta.

 

Em certos períodos, gastos/família aumentam - As compras sazonais agregam ainda mais cifrões. “Meus gastos com supermercado no Carnaval, Páscoa e Natal aumentam significativamente”, afirma Maria Antônia. Segundo ela, no Carnaval, as compras são para o “quase acampamento” que a família faz na chácara que possui no município de Poconé. “Em relação a compras de um final de semana comum, aumentamos bebidas – alcoólicas e outras; carne para churrasco, sobremesas, entre outros itens, que chegam a comprar em torno de R$200,00 a mais”.

 

Números do SPC/CDL Cuiabá mostram que períodos sazonais aumentam as vendas não só nos supermercados, mas de maneira geral. O Natal, segundo dados do SPC/CDL Cuiabá apontam aumento nas vendas em até 30% no comparativo com meses sem festividades. “O comparativo entre dezembro e novembro de 2010 mostrou forte crescimento para o Comércio, tendo sido apurado um acréscimo de 47,9%, também segundo o SPC”, exemplifica Paulo Gasparoto, presidente da CDL.

Em relação ao ano anterior e no levantamento geral, 9,88% é o resultado entre o período natalino de 2010 e igual temporada de 2009 (1 a 25 de dezembro). Nos supermercados, o índice de crescimento nas vendas foi de cerca de 8%, segundo Catena. “Os produtos mais vendidos em dezembro são bebidas e certos alimentos”, afirmou.

Antônia esclarece que na Páscoa, o número de ovos pequenos comprados ultrapassa o número do grupo familiar, chegando a 20 (para amigos e colegas dos filhos, além de vizinhos). E os médios e grandes somam praticamente a mesma quantidade. “O gasto na Páscoa, relativo a ovos de chocolate, é realmente mais que R$ 350,00”, contabiliza ela, lembrando que, realmente, no Natal estes valores são triplicados. “Presentes, ceias, viagens significam gastos bem maiores na minha família”. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)

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