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Notícias / Segurança
Quinta, 18 de dezembro de 2014, 12h11
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NATAL: Movimento no centro da capital pode chegar a 300 mil

Por: Luciana Souza

Policia Militar deve atuar ostensivamente para garantir a segurança dos clientes e lojistas

Há apenas uma semana para o Natal, o comércio local já sente o incremento nas vendas de dezembro, o melhor mês do calendário lojista. Normalmente até 100 mil pessoas circulam mas, antes do natal este número pode chegar a 300 mil, por dia, após a mudança no horário de atendimento.

Desde o último dia 09 de dezembro, os lojistas estão com as portas abertas até as 22 horas. Esse expediente segue até o dia 23, na antevéspera de Natal. No dia 24 as lojas fecham às 20h. No dia 31, o expediente termina às 18h.

Com o aumento de público e dinheiro circulando, aumentam os índices de roubos e furtos na capital. No ano passado foram registrados pouco mais de 3 mil roubos e 8 mil assaltos segundo balanço da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O que resulta em atuação mais ostensiva da Policia Militar em rondas na região com objetivo de garantir a segurança dos clientes e dos lojistas.

Mas nada desanima a população cuiabana de ir às compras. A expectativa de vendas para o Natal deve ser de 3% mas pode atingir 5%, índice considerado razoável já que este ano foi atípico para o comércio varejista. A informação segue estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC - Brasil). Na lista de compras de mais desejados, os itens de vestuário lideram com 77% da preferencia; em seguida vêm os calçados com 50% e perfumes/cosméticos 45%, como os mais desejados neste Natal. Na pesquisa cada entrevistado pode escolher mais de um item.

Para o Vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, João Batista Rosa, o quadro é de otimismo. Os lojistas deverão usar muita criatividade para atrair os consumidores. “O natal exerce influência no consumidor, acreditamos que vamos ter os mesmos índices de 2013. A pesquisa comprovou o desejo das pessoas em presentear uns aos outros”, explicou.
O levantamento apontou ainda que cada consumidor deverá comprar quatro presentes neste fim de ano – mesma quantidade observada no Natal de 2013, e a intenção de compra é pelo menos um presente no valor de R$122,40
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