Sábado, 19 de fevereiro de 2011, 07h02

PAC: Cuiabá já foi contemplada com projetos

Coordenador da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) se tornou ontem o porta-voz dos governos federal e estadual para assegurar que Cuiabá já está contemplada com obras de mobilidade urbana. A declaração do parlamentar veio à tona após informações de que a Capital do Estado estava excluída das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que incluem projetos de mobilidade urbana.

No final da tarde ontem, o governo do Estado também divulgou uma nota atestando que Cuiabá já está contemplada com obras de mobilidade urbana. Segundo o parlamentar, a Capital do Estado não foi inserida entre as cidades beneficiadas porque está beneficiada com dois projetos já aprovados pela União, através dos ministérios dos Transportes e das Cidades. Estas obras serão executadas para realização da Copa do Mundo. Cuiabá é uma das 12 subsedes do Mundial de futebol.

O porta-voz disse ainda que a Capital não foi citada porque está com os projetos, além de aprovados, avançados. Segundo ele, os projetos estão prontos e autorizados para licitação. Ele entende que o problema neste momento consiste apenas nas desapropriações. Mas, na sua opinião, serão resolvidos.

“Este é um programa novo. Na questão da mobilidade urbana, Mato Grosso tem dois projetos em andamento”, explica o parlamentar. Ele esclareceu ainda que o projeto aprovado pelo Ministério dos Transportes será executado pelo Dnit. O segundo, conforme o parlamentar, está aprovado no Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal e trata do BRT, que são os corredores exclusivos para ônibus. Este será executado pelo governo do Estado com a Agecopa.

“No dia 22 de setembro de 2010 o governo de Mato Grosso assinou convênio com o BNDES, no valor de R$ 393 milhões para a construção e reforma de estádios de futebol. Naquele momento, só os estados do Ceará e da Bahia já tinham assinado convênio semelhante. Em 27 de setembro de 2010 assinou convênios com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 454,7 milhões, para obras de mobilidade urbana em Cuiabá e em Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo. Todas as obras correspondentes estão discriminadas dentro da programação que a Agecopa desenvolve”, diz um trecho da nota do governo.

Ainda segundo a nota, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, autorizou na semana passada, durante audiência com o governador Silval Barbosa, em Brasília, a licitação, pelo Dnit, dos R$ 388 milhões para as obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande previstas no PAC. Veja esta e outras notícias em www.diariodecuiaba.com.br