Notícias / OBRA
Quarta, 01 de julho de 2015, 17h09

Reurbanização temporária no trajeto do VLT ameniza aspecto visual da cidade

Por: Asessoria CDL Cuiabá

Diante do impasse entre o Governo do Estado e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande (liderado pela CR Almeida) em relação à continuidade e conclusão da obra de implantação do modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT) pediram socorro ao secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, para fazer melhorias na vias.

Com um projeto de reurbanização temporária ou paliativa, já autorizado pela justiça, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, apresentou  aos representantes do segmento do comércio as medidas que serão tomadas para amenizar o problema visual da cidade.

“O governador assumiu esse compromisso de deixar a cidade pelo menos limpa, pelo menos transitável até que efetivamente esse imbróglio jurídico tenha uma solução. A população não pode esperar” destacou o secretário de Cidades.

Embora os empresários estão confiantes nas informações repassadas pelo secretário de que o governador Pedro Taques reafirmou o compromisso de concluir a obra do novo modal, com o atual consórcio responsável ou não. Chiletto garantiu a conclusão mesmo que tenha que ser feita uma nova licitação.

A OBRA TEMPORÁRIA

A Secretaria de Cidades vai dividir o eixo 1 em trechos,  a primeira parte Avenida da FEB, em Várzea Grande, com pavimentação de vias, utilizar pedras para ornamentar o canteiro central e melhorar o visual urbanístico. Na Prainha entre a XV de Novembro e o Cruzamento com a Generoso Ponce vão ser instalados retornos, estacionamentos nos canteiros centrais, entre outras medidas. E depois o trecho da Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça) que vai depois da Avenida Mato Grosso até o Viaduto da Sefaz.

Os comerciantes consideram positiva a iniciativa do Governo do Estado, embora reconheçam que não é o ideal, mas acreditam que a partir de agora terão pelo menos um aspecto melhor na cidade. “Vai permitir que nós possamos voltar ao que era antes, creio que vai dar uma melhorada na situação que o eixo do VLT ficou, atrapalhando o comércio. Não vai corrigir os prejuízos, mas vamos poder voltar a trabalhar”, destacou o presidente da CDL Cuiabá, João Batista Rosa.

Os empresários Sérgio Rotini e Assan Salim que têm lojas na Prainha exatamente num dos trechos mais atingidos entre a XV de Novembro e a Generoso Ponce, fizeram parte do grupo de empresários que acompanhou o trabalho dos arquitetos da Secid tentando buscar soluções que melhore o aspecto urbanístico daquele trecho.

Para Assan, da Papelaria Rodarte, demorou um pouco mas considera boa alternativa apresentada pelo Governo do Estado.

Sergio Rotini que teve uma redução de 60% nas vendas do seu comércio, a loja Só Utilidades, aprovou o projetode reurbanização temporária apresentado e acredita que vai melhorar muito naquela região da Prainha.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Paulo Gasparoto, agradeceu a decisão do Governo do Estado em realizar essas obras para melhorar o aspecto visual da cidade, que será uma ‘maquiagem’, ele comentou que entende que é o que pode ser feito, não é definitivo, mas vai deixar mais bonito e interessante. “Vocês fizeram o que poderia ser feito de melhor dentro dessa realidade”, argumentou o presidente da FCDL-MT.

Gasparoto pediu ao secretário Chiletto, da equipe do governador Taques, que apresente  ao governador a angústia dos comerciantes que enfrentam. “Levem essa preocupação da grande dificuldade que o comércio está enfrentando”,  finalizou Gasparoto.

O secretário da Secid se comprometeu a concluir as obras em 90 dias.