whatsapp
Notícias / MUTIRÃO
Quinta, 26 de novembro de 2015, 09h51
| Tamanho do texto A- A+

Sefaz e PGE atendem contribuintes até sexta-feira na Arena Pantanal

Por: CAMILA CECÍLIO

 

Edson Rodrigues

Os atendimentos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e da Procuradoria Geral do Estado durante o Mutirão Limpa Nome SPC, realizado na Arena Pantanal, terminam nesta sexta-feira (27.11). Contribuintes que possuem débitos que ainda estão sob gestão da Sefaz podem contar o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz),  prorrogado até 30 de dezembro conforme Decreto nº 330 de 16 de novembro de 2015, e aproveitar condições especiais de pagamento, seja pessoalmente ou pela internet, no portal da Sefaz.

 

Até agora, a Sefaz negociou R$ 3,5 milhões referentes a 97 acordos firmados. Podem ser negociadas pendências com IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos), inscritas ou não da dívida ativa, geradas até dezembro de 2014, com perdão ou redução de juros de mora e multa por meio do Refaz, conforme a Lei 10.341/2015.

De acordo com o Refaz, a anistia dos juros e multas alcança 100% se o contribuinte com débitos tributários optar pelo pagamento em parcela única. Já no caso de dívidas por descumprimento de obrigações acessórias, a anistia pelo pagamento em parcela única chega a 90%. Quem optar pelo parcelamento poderá ter redução de 90% a 65%, de acordo com o número de parcelas selecionadas, que podem chegar a 80, e o tipo de débito.

O superintendente de Assessoria e Suporte ao Cliente da Sefaz, José Horácio Ferreira Cerejo, reforça essa é uma oportunidade especialmente para que as empresas que foram excluídas do Simples Nacional possam regularizar suas pendências e tentarem novamente o enquadramento em janeiro. Além disso, a expectativa é que muitos contribuintes negociem seus débitos após o recebimento do benefício do 13º salário.

A Sefaz conta com quatro guichês de atendimento durante o mutirão, mas vale ressaltar que não há necessidade de se deslocar até a Arena Pantanal, já que a inclusão no Refaz é rápida e simples e pode ser feita pela internet, pelo endereço (www.sefaz.mt.gov.br ). Outra opção é procurar a agência fazendária mais próxima da residência do contribuinte.

Dívida ativa

Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem seis guichês de atendimento e oferece, no período do mutirão, desconto de até 100% nos juros e multa para pagamento de créditos tributários (ICMS); de até 90% no valor principal para pagamento de créditos tributários decorrentes exclusivamente de penalidade por descumprimento de obrigação acessória; e desconto de 100% nos juros de mora para pagamento de créditos não tributários (multas do Procon, Sema, Indea).

Segundo a procuradora estadual Gabriela Novis Neves Pereira Lima, o desconto de 100% nos juros de mora é concedido para negociações com pagamento à vista. Já para pagamentos parcelados existem descontos que variam de 95%, 90%, 80%, 70%, 60% a até 50%, dependendo do número de parcelas.

Oportunidade

O Mutirão Limpa Nome SPC, que segue até domingo (29.11), das 8h às 18h, é uma parceria entre Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) e SPC Brasil, e tem apoio do Governo do Estado, com o objetivo de oferecer condições especiais de negociação aos consumidores inadimplentes para que eles regularizem sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito e possam voltar a consumir, aquecendo a economia regional neste final de ano.

O mutirão tem a participação de redes de loja do comércio varejista, lojas de material de construção, bancos, escolas particulares, hotéis, agências de viagens, concessionária de energia Energisa, Prefeitura de Cuiabá, entre outros.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL