whatsapp
Notícias /
Sexta, 30 de agosto de 2019, 14h43
| Tamanho do texto A- A+

Setores da indústria, comércio e serviços contribuíram para crescimento do PIB no segundo trimestre

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Conforme divulgado nesta quinta-feira (29/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país voltou a crescer, em relação ao trimestre anterior. O aumento foi de 0,4% e pode ser comemorado frente às expectativas de recessão.

De acordo com levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) junto ao IBGE, o aumento foi impulsionado por altas dos setores da indústria, comércio e serviços, que apresentaram aumentos significativos para o período. “O comércio apresentou um importante crescimento de 0,7% em relação ao trimestre anterior, os dados reforçam as melhorias dos indicadores, como o aumento dos postos de trabalho e consumo das famílias”, afirmou o superintendente da entidade, Fábio Granja.

CONSUMO DAS FAMÍLIAS – Outro dado divulgado pelo IBGE que também animou esses setores foi em relação ao consumo das famílias brasileiras que também voltou a crescer em um maior ritmo no segundo trimestre de 2019. Os dados da pesquisa Contas Nacionais Trimestrais apontam que desde 2017 esse dado não apresentava queda, porém, o crescimento estava bem próximo da estagnação nos últimos tempos.

De acordo com o IBGE, houve alta de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Nos três meses anteriores, o crescimento pela mesma base de comparação tinha sido de 1,3%.

Apesar do crescimento não ter apresentado números mais elevados, estamos otimistas que possamos melhorá-los neste segundo semestre”, afirmou Granja, ressaltando que o resultado foi positivamente influenciado pelo crescimento de 13,9% do saldo das operações de crédito para pessoas físicas, além do crescimento da massa salarial real.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL