whatsapp
Notícias /
Sexta, 29 de agosto de 2014, 14h08
| Tamanho do texto A- A+

SPC Brasil/CDL Cuiabá: inadimplência cresce em Mato Grosso

Por: Honéia Vaz

Em julho de 2014, o número de dívidas em atraso de moradores de Mato Grosso cresceu 6,45% em relação a julho de 2013, ficando acima da média nacional (5,29%). Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que informa ainda: o número de inadimplentes de Mato Grosso cresceu 4,97% na comparação julho deste ano e julho de 2013.

 
“Ainda que em Mato Grosso tivéssemos 27,21% mais pessoas do que em igual mês de 2013 pagando as dívidas atrasadas e tirando seu nome do SPC, o índice de inadimplência fechou julho acima da média nacional, que foi de 4,43%”, atesta Fábio Granja, gerente regional de SPC/CDL Cuiabá.

 
Granja lembra que estes acréscimos na inadimplência do sétimo mês do ano foi antecedido por 5,75% mais consultas ao SPC; e ainda um aumento de 6,57% no número de registros de inadimplentes (SPC/CDL Cuiabá maio e junho de 2014 comparado ao mesmo período de 2013).

 
“Os dias das Mães e dos Namorados, as duas datas mais fortes no calendário comercial depois do Natal, influenciaram no aumento de vendas. Mas a inadimplência continuou igualmente aumentando, demonstrando a necessidade de se fazer a chamada venda segura”, que pode acontecer utilizando como ferramenta de análise as consultas a bancos cadastrais (para saber se este consumidor está endividado), de renda (para saber a capacidade de endividamento), entre outras modalidades de consultas ao SPC.

 
Vendas regionais – Na capital mato-grossense a realização da Copa do Mundo impactou o Comércio, que atestou queda entre 15 e 40% nas vendas, dependendo do segmento e somando-se junho e julho comparados ao mesmo período de 2013. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) a queda foi de 19,71% entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014.

 
“A população direcionou a maior parte de sua renda à euforia da Copa”, fala Célio Fernandes, vice-presidente da CDL Cuiabá. Ou seja, no geral houve redução nas compras, e em determinados segmentos aconteceu incremento. Quando o assunto é venda de televisores, por exemplo, o saldo é positivo: acréscimos de 57% no montante em dinheiro devido à venda de aparelhos com mais tecnologia e maiores polegadas (principalmente 42” e 46”), registra a rede de lojas City Lar. Um levantamento com lojas de brindes, material desportivo e que venderam camisetas e itens temáticos de futebol e seleção brasileira, mostrou entre 20 e 40% mais vendas. Mas, nas mesmas lojas, outros produtos que normalmente teriam saída ficaram nas prateleiras.

 
Em julho, segundo dados do SPC Brasil, a realização do LiquidaCentro aumentou a comercialização para os lojistas da região em 30,75% se comparado à edição 2013. “No entanto continuamos com um diferencial significativo entre vendas e aumento de inadimplência: consultas ao SPC Brasil cresceram 5,19% nesta temporada em relação ao mesmo mês de 2013. Os registros no banco de dados aumentaram 7,81%, lembrando que este índice de devedores, em grande parte, deve corresponder às vendas realizadas em maio e junho, quando a comercialização cresceu 5,75%”.

 
O fluxo de pessoas que buscaram orientações no balcão da CDL Cuiabá instalado no Liquida também cresceu: em 2013 foram 738 pessoas, neste ano 1.791 pessoas se interessaram em fazer consulta ao SPC. “Este pode ser um indicio de que os cidadãos estão preocupados com a sua situação em termos de crédito na praça. É um bom sinal, pois o cidadão pode precisar comprar do crediário a qualquer tempo e o Comércio está apto a negociar a qualquer momento”, fala o gerente regional de SPC/CDL Cuiabá.

 
Conscientização - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), câmaras lojistas de todos o Brasil, bem como SPC Brasil e CNDL estão trabalhando a conscientização do consumidor brasileiro quanto ao planejamento de seu orçamento, com vistas a manter um histórico saudável de compras e pontualidade no pagamento das mesmas, “e apto a compras no crediário a qualquer tempo que ele precise”, comenta Fábio Granja.

 
Ele cita o site www.meubolsofeliz como uma das ferramentas SPC neste objetivo; lembra aos lojistas a necessidade de se fazer a chamada “venda segura” (que é com análise do perfil do consumidor e renda presumida para estabelecer teto do crediário a ser concedido); e enfatiza a importância que o Cadastro Positivo terá neste contexto. “Quando estivermos praticando regras de mercado com base no Cadastro Positivo, poderemos beneficiar o consumidor que tem pontualidade no pagamento das contas com menos juros. Esta possibilidade de comprar mais barato, por causa da redução de juros, atrairá cada vez mais consumidores, que ficarão mais conscientes quando à importância de pagar as contas em dia e manter o nome fora dos bancos cadastrais de inadimplentes”.

 
Brasil - De acordo com o levantamento SPC todas as regiões apresentaram crescimento no número de inadimplentes – o Centro-oeste fechou junho e julho respectivamente com 3,8% e 4,94% mais registros, no comparativo com os mesmos meses de 2013.

 
Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, o fato de todas as regiões apresentarem crescimento na quantidade de inadimplentes mostra que a atividade do país como um todo está desacelerando em comparação com os anos anteriores. “O avanço da inadimplência não se deve apenas a fatores sazonais ou regionais. O detalhamento do indicador mostra que o atual panorama macroeconômico tem impactado negativamente no atraso de pagamentos das dívidas no Brasil de uma forma generalizada”, disse Pellizzaro Junior.

 
Pellizzaro explica que a análise do indicador de dívidas regionais mostra que a tendência para o segundo semestre deste ano ainda é de crescimento da inadimplência. “Fatores como a alta dos preços, o elevado nível de endividamento das famílias e as taxas de juros em patamar alto devem apertar o orçamento dos consumidores e manter a inadimplência em aceleração até o fim do ano”.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL