Quarta, 16 de março de 2011, 09h19

SPC mostra crescimento em relação ao ano anterior

*Janeiro: IBGE aponta incremento sazonal no varejo

De acordo com o balanço do IBGE, divulgado hoje, o Varejo de todas as vinte e sete Unidades da Federação apresentaram resultados positivos na comparação janeiro de 2010. Mato Grosso demonstrou crescimento de 7,2%.

“Os números de incremento ano a ano são mantidos pelo contínuo crescimento de renda do mato-grossense e brasileiro, além do emprego com carteira assinada, aumentando, paralelamente, o consumo de bens duráveis e perecíveis”, informa o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto.

No varejo ampliado, todas as vinte e sete Unidades da Federação também apresentaram resultados positivos e Mato Grosso pontuou 23,7%. As maiores taxas de desempenho no volume de vendas ocorreram em Tocantins (57,9%), Espírito Santo (27,9%), Acre (24,0%), Mato Grosso (23,7%) e Roraima (22,2%). Em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram São Paulo (9,4%), Minas Gerais (18,0%), Rio de Janeiro (11,0%), Rio Grande do Sul (10,6%) e Paraná (9,0%).

A Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá confirma a positividade dos resultados no comparativo janeiro-janeiro, denotando acréscimos de 8,12% de incremento nas consultas ao SPC como referência de vendas.

Mas, no apontamento sobre sazonalidade, informando que as vendas de janeiro superaram as de dezembro em segmentos como o de Materiais de Construção, de acordo com um dos representantes do citado varejo na composição CDL, o empresário Wenceslau Júnior, da Verdão Materiais de Construção, em Mato Grosso não procede. “Acredito que nem na maior parte do Brasil há possibilidade de incremento, mesmo que de 1,1%, no Setor de Materiais de Construção, no comparativo janeiro em relação a dezembro”, informa ele, explicando que dezembro fechou com 12% de aumento em relação a novembro e é o melhor mês do ano para estas vendas.

Wenceslau, também diretor da CDL Cuiabá, informa que já em relação a janeiro de 2010, o primeiro mês deste ano, dada a redução de impostos sobre os produtos e melhoria na renda do brasileiro, Materiais de Construção no varejo do Estado pontuou “16% a mais nas vendas”. O índice é similar ao do IBGE para o Brasil (16,5%).

O dirigente lojista explica que a questão está ligada ao fato de que janeiro, dado o período de chuvas em fevereiro e março, poucos iniciam obras. “Mesmo assim, temos notado o aumento das obras em janeiro, aproveitando a queda no preço final ao consumidor, por causa da redução de carga tributária, e o fato de que há promoções nesta época – 8% sobre o aço; 15% sobre o tijolo; 12% sobre o cimento, por exemplo”.

A partir de abril, Wenceslau fala em boom das vendas de Materiais de Construção, tanto por ser a tradição no calendário de obras, quanto pela queda de preços na ponta final. O presidente da CDL Cuiabá, Gasparoto, comenta que antes é preciso resolver a falta de mão-de-obra neste âmbito, visando não atrapalhar as boas estimativas do Setor. “Já temos esta dificuldade hoje”, esclarece. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)