Segunda, 14 de março de 2011, 10h21

SPC/CDL Cuiabá: inadimplência continua caindo na maioria das operações

A verificação à base de dados do Serviço de Proteção ao Crédito/CDL Cuiabá - SPC  mostra que a inadimplência acumulada até fevereiro confirmou a continuidade de queda. No comparativo com o acumulado até fevereiro de 2010, o decréscimo em número inclusão de dividas (registros) foi de 7,62%.

Conforme explica o superintendente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, em valores, houve uma diminuição de 17,19% sobre R$ 214.295.053,21. Com a redução, o valor de dívidas registradas foi para R$177.467.919,75. “Continuamos obtendo os bons frutos do aumento da renda, seja por meio de trabalho autônomo, seja com carteira assinada, conforme atestado pelo Caged nos últimos meses”, aponta Nelson.

Outro fator influente, e que vem se firmando ano a ano como tradição, é a busca do consumidor em quitar seus débitos com o 13º salário. “Muitos já se programam para usar este salário a mais para esta finalidade”, esclarece o superintendente, lembrando que o aperfeiçoamento dos departamentos de crédito das empresas e das financeiras também conta.

Estratificando – Ainda de acordo com o SPC/CDL Cuiabá, no universo do comparativo entre o acumulado até fevereiro de 2010 e o deste ano, a inadimplência segue os seguintes números:

O número de registro de cheques caiu 33,8%, conformando tendência na diminuição da sua utilização como forma de pagamento. E, os valores destes cheques representam no comparativo uma redução de 29,6%. Os registros originários de formas de pagamento como contratos, boletos, cartões de empresas próprios, e outros que não cheque, registraram quedas de 7,17% e os valores das dívidas diminuíram em 15,25%.

Um dado que diverge deste cenário de redução é no âmbito de Pessoa Jurídica. “Houve aumento de cerca de 10,5% em dívidas de empresas registradas no SPC. De outro lado, aconteceu uma redução de 27,6% no valor acumulado referente à esta modalidade. Isto demonstra que houve uma diminuição no ticket  médio das vendas para empresas”, acredita Nelson.  (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)