Notícias / RESULTADOS POSITIVOS
Segunda, 27 de abril de 2015, 16h35

Trabalho do CESPCMT tem reconhecimento nacional

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Edson Rodrigues

A atuação do Conselho Estadual do Serviço de Proteção ao Crédito de Mato Grosso (CESPCMT) foi elogiada pelo presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, durante a abertura da segunda edição do Workshop de SPC e outros serviços,  realizado em Cuiabá, no mês de abril. Pellizzaro ressaltou em sua fala de abertura que o conselho de Mato Grosso’ se não for o melhor está entre os três melhores do Brasil’.

O conselho tem alcançado resultados que o colocam numa posição muito positiva no cenário nacional e esse trabalho foi reconhecido. Ruyter Barbosa, presidente do Conselho Estadual do SPC de Mato Grosso, diz que se sente honrado com o reconhecimento do presidente do SPC Brasil e transfere os créditos à sua equipe coordenada por Fábio Granja. “Realmente a equipe tem tido uma eficiência muito grande nesse sentido e tem tido muito bom resultado”, destacou Ruyter Barbosa.

Mato Grosso foi um dos primeiros Estados a constituir o Conselho no Brasil, já no início do ano de 2012. Fábio Granja, que atua na equipe como coordenador desde o início explicou os passos dados até aqui para conquistar esse resultado.

“Assim que saiu o  regulamento por parte do Conselho Nacional vinculado ao SPC Brasil e CNDL, nós aqui em Mato Grosso já tomamos a iniciativa de fundar o conselho, isso ocorreu no inicio do ano de 2012, a partir daquele momento logo na sua primeira tarefa o CESPCMT teve um grande desafio padronizar serviços do SPC  e migrar o sistema operacional de consultas”, relembra o executivo.

Segundo Granja, o presidente Ruyter já naquela época colocou como desafio profissionalizar as áreas comerciais de todas as entidades de Mato Grosso. “Mas para poder levar o conhecimento, para contribuir com a montagem de uma área comercial em cada uma das entidades, nós tivemos que estruturar o conselho, foi aí que no segundo semestre do ano de 2012 nós formamos uma equipe liderada pelo presidente, com um coordenador e dois instrutores que percorrem o Estado todo visitando CDL por CDL para poder levar orientações para a diretoria e principalmente para colaboradores formando um padrão de atendimento aos associado, gerando um serviço ainda com mais qualidade e ganhando mais capilaridade”, complementou o coordenador do CESPCMT. Na estruturação foram comprados dois veículos e teve também a contratação de uma assistente para área administrativa.

EVENTOS

O Conselho realizou no primeiro ano um treinamento, em Cuiabá, para todos os colaboradores de todas as CDLs do Estado, que mostrou o que é o SPC, quais as ferramentas e como estava o mercado.

Em 2013, além das visitas a entidades foram feitas capacitações e mais um evento como treinamento.

Porém em 2014 o grande desafio, o presidente Ruyter Barbosa propôs fazer algo inovador e diferente do que o Brasil estava fazendo. “Vamos fazer um workshop”. Foi um sucesso o primeiro workshop com uma nota 9.3, com base na avaliação muito positiva dos participantes e instrutores.

E agora em 2015 o CESPCMT repetiu a dose e com desafio muito maior. “Porque se o primeiro foi um sucesso, tínhamos que superar”, disse Fábio Granja.  “A diferença do workshop é que ele leva o remédio direto tentando curar as dores que a entidade tem no dia a dia. Através das visitas nós criamos alguns insumos, materiais, cases, Buscamos todos os problemas que existem em cada entidade, desde o institucional, serviços, a estrutura, falta de conhecimento, rotatividade, vários outros fatores e trouxemos isso pra cá”, argumentou.

“Dessa vez colocamos mais problemas,  mais estudos de casos, para que os participantes pudessem aplicar o conhecimentos deles. Transformamos os casos em oficinas, levamos primeiro a teoria ao conhecimento, para que entendessem, soubessem   que nós temos inúmeras ferramentas, para que esse corpo da CDL pudesse ter esse conhecimento, e depois  pudesse aplicar esses remédios que são essas ferramentas nas dores que sentimos no nosso dia a dia para que o associado sinta isso lá na ponta” .

“Nós conseguimos atingir mais de 90% das entidades do Estado. O grande foco foi planejamento, onde nós queremos chegar, mostrar para o pessoal a importância de planejar,” finalizou Granja.

Sobre o reconhecimento do presidente do SPC Brasil, Fábio Granja destacou que o Conselho Estadual de Mato Grosso sempre foi uma vitrine, não só por ser um dos primeiros, mas pela organização da parte jurídica, membros, forma de atuação e resultado. “Aumento na produtividade das áreas comerciais”.

EQUIPE - Ruyter Barbosa (presidente); Fábio Granja (Coordenador); Waldir Acioly (consultor/instrutor); José Saturnino de Oliveira (consultor/instrutor) e Valéria Sturnik (assessora administrativa).Esse é o corpo de profissionais que atuam no Conselho Estadual do SPC MT.

COMPOSIÇÃO - O CESPCMT é composto por 15 entidades : CDLs de Cuiabá, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Várzea Grande, Primavera do Leste, Barra do Garças, Tangará da Serra, Vila Rica, Cáceres, Rondonópolis, Mirassol do Oeste, Juina e Nova Mutum mais a FCDL/MT.