Quarta, 23 de fevereiro de 2011, 09h37

Trilhos da Ferronorte devem chegar a Cuiabá em 2014

O lançamento das obras do terceiro terminal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, neste sábado (19), em Itiquira (357 km ao Sul da Capital), abre a perspectiva para a chegada da estrada de ferro em Cuiabá em 2014. A previsão é do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, vereador licenciado Francisco Vuolo (PR), em entrevista ao MidiaNews.

De acordo com o secretário, depois de 36 anos de sua idealização, pelo seu próprio pai, Vicente Vuolo, em 1975, a Ferronorte já é uma realidade que atingirá diretamente a economia de Mato Grosso, podendo, inclusive, modificá-la.

"A implantação da Ferronorte nos traz um grande desafio: o de agregar valor à nossa produção, de mudar nosso foco apenas como produtor de grãos e passarmos a produzir produtos com valores agregados, o que trará consumo direto", observou Vuolo.

Segundo ele, a previsão é que a estação de Itiquira esteja finalizada em setembro deste ano. O próximo passo será o trecho até Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), previsto para 2012.

Por último, Vuolo sinalizou o trecho Rondonópolis-Cuiabá, que, ainda neste ano, deve passar pelos primeiros estudos de impacto ambiental e de definição de custos financeiros.

Apesar disso, Vuolo afirmou que a obra deve custar R$ 800 milhões, em uma distância total de 220 km. O recurso é do Governo Federal.

"Em termos de comparação, a ferrovia é muito mais cara para ser construída do que uma rodovia, por exemplo, mas tem uma manutenção mais barata. E, a longo prazo, temos que focalizar nossa posição estratégica. Mato Grosso está no centro da América do Sul e pode ser a passagem para uma ferrovia que se ligue até o Oceano Pacífico", disse.

A ferrovia -  Ferronorte, ou Ferrovia Norte Brasil, é uma empresa criada pelo empresário Olacyr Francisco de Moraes, o ex-rei da soja, com o propósito de ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), passando por Cuiabá, e interligando-se à Fepasa (Ferrovias Paulistas S/A), em Santa Fé do Sul (SP) e, a partir desta, atingindo o Porto de Santos.

A ferrovia é uma concessão federal, por 90 anos, inicialmente concedida à empresa privada Ferronorte S.A.

A ideia da construção de uma ferrovia interligando o Centro-Oeste ao Sudeste do País foi proposta por Euclides da Cunha, em 1901.

Em 1975, Vicente Vuolo, pai de Francisco Vuolo e então deputado federal por Mato Grosso, apresentou projeto de lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação entre São Paulo e Cuiabá.

O traçado da nova ferrovia partiria de Rubinéia (SP), passando por Aparecida do Taboado (MS), Rondonópolis e atingiria Cuiabá, conforme a Lei 6.346 de 6 de julho de 1976.

Em 19 de maio de 1989, foi assinado o contrato de concessão da ferrovia e, após inúmeros adiamentos, foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul (SP)-Alto Araguaia, em 1991. Estas foram concluídas em 1998, quando o trecho passou a entrar em operação.

Foi criada, em julho de 1998 a holding Ferropasa, empresa que controlava as ferrovias Ferronorte e Novoeste. Em novembro de 1998, a Ferropasa fez parte do grupo vendedor do leilão da Malha Paulista (ex-Fepasa), que passou a ser denominada Ferroban.

Posteriormente, foi criada a holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Novoeste, Ferronorte e Ferroban.

Em 2006, o controle do Grupo Brasil Ferrovias foi assumido pela América Latina Logística (ALL) e a Ferronorte passa a ser nomeada como América Latina Logística Malha Norte S.A., após aprovação em 6 de agosto de 2008 pela ANTT (Deliberação 289/08).

Ela é responsável por parte do escoamento de parte da soja produzida no Oeste do País. Veja esta e outras notícias no www.midianews.com.br