Notícias / CONSUMIDOR
Segunda, 23 de março de 2015, 14h40

Usuários devem ficar atentos operadoras cortam internet do celular no fim da franquia

Clientes ficam sem conexão quando o pacote de dados contratado terminar

O consumidor deve ficar atento às novidades no serviço de internet na telefonia móvel. As operadoras anunciaram desde o fim do ano passado que ocorreria a mudança na conexão de dados, mas agora estão colocando em prática. O acesso do cliente à internet móvel quando a franquia contratada acabava sofria uma redução na capacidade, mas agora as operadoras cortam o acesso.

A regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não impede a nova prática adotada pelas operadoras.

Pela regulamentação da Anatel, as operadoras não estão impedidas de cortar de internet e até cobrar pelo excedente ao acesso do cliente quando a franquia contratada acabar. A Anatel autoriza as operadoras a modificarem os planos já contratados, desde que elas avisem o consumidor com 30 dias de antecedência, preferencialmente por SMS ou via e-mail.

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti explica ainda que o consumidor deve ficar atento, já que o modelo de oferta dos planos de internet na telefonia móvel é confuso. “Na internet móvel, o que diferencia um plano do outro é a franquia que pode ser 300mb 600mb 2gb 3gb e outros, ou seja a quantidade de dados que o consumidor pode acessar. O símbolo da franquia é MB ou GB. Já a velocidade é a quantidade de bits por segundo que a conexão da internet consegue transferir, representada pelos símbolos Mbps (megabit por segundo) ou Kbps (kilobit por segundo).

Em nota, a Anatel informou que a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) recebeu esclarecimentos das prestadoras de telefonia celular sobre as alterações na forma de cobrança da internet móvel e está acompanhando a implementação. “O objetivo da Anatel é garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados e sejam informados, de modo antecipado, amplo e transparente, sobre as mudanças.”

Mudanças próximas  - A mudança no sistema de cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada inicialmente pela Vivo em novembro. Antes, quando o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa. A Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de Minas, vai ampliar a estratégia a partir do dia 30 para os usuários pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A empresa diz que já avisou aos clientes sobre o ajuste nos planos.

Na Oi, a mudança vai valer para clientes dos planos pré-pago e controle. Quem quiser continuar com acesso à internet deverá recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso. Segundo a Oi, o fim da velocidade reduzida, aliado ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, é uma tendência mundial por garantir melhor experiência de navegação aos usuários de internet móvel.

Os clientes da Claro dos planos pré-pago e controle também terão a internet bloqueada ao atingir o limite de dados. Para continuar navegando, eles poderão adquirir pacotes adicionais. Segundo a Claro, os clientes já estão sendo informados das novas medidas.

A TIM vai adotar o modelo somente para os clientes que aderirem à oferta Controle com um pacote de 300MB de dados. E também terá o bloqueio para serviços de internet móvel.”