whatsapp
Notícias / ECONOMIA
Segunda, 23 de março de 2015, 19h06
| Tamanho do texto A- A+

Vendas parceladas na Páscoa devem cair 2,5%, estimam lojistas

Se o resultado se confirmar, será a primeira queda em seis anos do indicador

O volume de vendas parceladas na semana da Páscoa deste ano (entre 29 de março e 4 de abril) deve cair 2,5% em relação à mesma semana do ano passado (entre 13 e 19 de abril). A expectativa foi traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Se as expectativas se confirmarem, as vendas devem apresentar a primeira queda em seis anos. Nos anos anteriores, as expansões foram de 2,55% (2014), 5,31% (2013), 4,84% (2012), 7,26% (2011) e de 4,50% (2010).

Para os lideres do movimento lojista, o desempenho negativo reflete o baixo crescimento da atividade econômica brasileira e a continuidade da tendência de queda nas vendas observada ao longo de 2014 em outras datas comemorativas de impacto significativo no varejo, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. 

Os economistas do SPC Brasil atribuem o resultado à piora nos dados de emprego, ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à alta inflação. "A inflação em patamar elevado diminui o poder de compra do consumidor e impacta no desempenho das vendas", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. 

Para Honório Pinheiro, presidente da CNDL, a Páscoa é uma data importante para o comércio e tradicionalmente funciona como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo do ano. "Como todos os indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores apontam que 2015 deverá ser um período difícil para varejo, devemos observar quedas nas vendas a prazo em algumas datas comemorativas deste ano", avalia Pinheiro. 

Metodologia

A estimativa se refere ao índice que será calculado com base nas consultas para vendas parceladas nos sete dias que antecedem o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (em 2015, de 29 de março e 4 de abril).


Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL