Notícias / Capacitação
Segunda, 14 de abril de 2014, 13h42

Workshop de SPC é colocado como palco de aprendizado e interatividade

Por: Honéia Vaz

“Todos os assuntos que foram apresentados são muito interessantes, por que mostra respostas e soluções para questões que tratamos todos os dias na hora de atender aos associados”, fala Taize Cristine de Souza Dias, auxiliar-administrativo na CDL Diamantino, sobre sua participação no 1º Workshop de SPC e outros Serviços, acontecido na CDL Cuiabá e promovido pelo Conselho Estadual de SPC (CESPC), entre os dias 10 e 12, com apoio da CDL Cuiabá, Sicoob Central MT/MS e SPC Brasil.

Ela ressalta ainda as apresentações teatrais e os momentos definidos como zen.  “Com a programação cultural e de lazer entre as palestras somos revigorados pelos risos e a interatividade”, aponta.

A rodada de palestras e dinâmicas foi exclusiva para os funcionários e dirigentes das câmaras lojistas de Mato Grosso, contando com a presença do presidente da CNDL, Roque Pellizaro, do presidente do Conselho Deliberativo de SPC, Itamar Silva, presidentes de CDLs de Mato Grosso e da FCDL/MT, José Alberto Vieira de Aguiar.

Claudete Toledo, presidente da CDL Sapezal, ressalta a importância de troca de experiências entre dirigentes e funcionários das CDLs. “A reunião em si já é válida por que conversamos uns com os outros e aproveitamos a experiência de cada um. Com os palestrantes podemos tirar dúvidas técnicas e planejar a lista de produtos e ações CDL a partir dos apontamentos que nos são dados”, esclarece ela, acrescendo que está estudando um novo serviço para dispor aos associados de sua região – o Certificado Digital.

O presidente do CESPC, Ruyter Barbosa, avalia a realização como muito positiva, tendo em conta, principalmente, o nível de participação da plateia no esclarecimento de dúvidas e a busca por assistência extra-palestras junto à equipe da CDL Cuiabá, para resolver dificuldades pontuais. “O entrelaçamento das equipes também foi observado, acontecendo interação entre todos, o que nos conduz a resultados efetivos durante todo o ano, pois a equipe da CDL Cuiabá continuará tirando dúvidas e treinando o pessoal dia a dia”. Ele completa que o workshop será anual e que novos treinamentos são disponibilizados na reunião de presidentes das CDLs, realizada semestralmente.

Cultura, lazer e exercícios – Na abertura do evento, dia 10, o encerramento ficou a cargo do Quarteto de Cordas do Instituto Ciranda, que trouxe composições de Mozart e do brasileiro Ernesto Nazareth (“Pássaros em Festa”), e tangos consagrados por Gardel e Piazzola.

As atividades relaxantes e interativas permearam os horários do Workshop. No dia 11, além das sessões zen, que são rápidos momentos de intervalo e silêncio, a plateia se divertiu com as palhaçadas do Tremendo Mocorongo e o jeito cuiabano de Comadre Pitú.

Algumas aulas práticas foram dadas por meio da técnica de teatro, como as relativas a atendimento, com o ator e professor Vital Siqueira, que também trouxe ao público uma dinâmica corporal. No dia 12, aconteceu a “Gincana de conhecimento sobre serviços CDL”, numa disputa acirrada das equipes para ver quem sabia mais. O encerramento foi com um animado coquetel.