Segunda, 08 de julho de 2019, 21h04
ALMT e Senado realizam audiência sobre Ferrovia de Integração do Centro-Oeste; Presidente da CDL Cuiabá esteve presente


Assessoria de Imprensa
CDL Cuiabá

Na tarde desta segunda-feira (08.07), no auditório da FIEMT, foi realizada audiência pública para discutir propostas e projetos de infraestrutura logística sobre a expansão da Ferrovia que liga Rondonópolis a Cuiabá. A audiência, designada pela ALMT e Senado Feral, foi presidida pelo deputado estadual, Carlos Avallone, e pelo Senador, Wellington Fagundes, e contou com a presença de autoridades locais e de representantes de diversas entidades empresarias do Estado.

Fagundes iniciou fazendo uma breve apresentação sobre a história e a evolução do Estado. Para o Presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), esta audiência foi para discutir um dos maiores projetos de infraestrutura de Mato Grosso. “A Ferrovia pode gerar um novo ciclo de desenvolvimento no Estado. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá já tem um parecer favorável da ANTT e agora esperamos o parecer do Tribunal de Contas da União e algumas ações do governo federal”.

Já o deputado Avallone disse que existem quatro ferrovias com possibilidades de vir a Mato Grosso, algumas avançaram, outras não. “De todas elas, só uma pode chegar a Cuiabá, que é a Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferrovia dos Cuiabanos, dos Várzea-grandenses, da Baixada Cuiabana. É isso que nós estamos fazendo aqui, é que isso que nós estamos pedindo aos representantes do governo federal, da ANTT, do TCU e do Ministério dos Transportes”.

Durante a audiência pública, foi feita uma apresentação do projeto de expansão, realizada pelo diretor de relações institucionais da Rumo Logística, Guilherme Penin, concessionária responsável pelo modal. Penin também falou sobre os impactos econômicos da instalação do terminal rodoferroviário em Cuiabá.

“Esse será o maior terminal ferroviário da América Latina. A gente acredita no potencial de Mato Grosso; não temos a menor dúvida da importância da extensão da Ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá e ao médio Norte do Estado”, declarou Penin acrescentando ainda que “essa tem que ser a ferrovia da integração de MT com a economia brasileira, ela não pode ser uma coisa isolada, tem que ser uma economia que integra o território nacional”.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, o projeto está no caminho certo e cada vez mais chegando ao seu objetivo, o de tornar essa obra realidade. “A vontade política de fazer a ferrovia avançar até a Capital e de Cuiabá subir ao norte do Estado só engrandece esse projeto que vem para impulsionar o comércio, a indústria e consequentemente a economia de Mato Grosso, além de resolver um dos maiores gargalos para o agronegócio da região, o escoamento”.


Fonte: CDL Cuiabá
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