Segunda, 18 de maio de 2020, 12h21
Pesquisa da CDL Cuiabá mostra mudanças no formato de atendimento e vendas on-line no comércio da capital durante pandemia


 

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado,  está realizando uma série de análises, a partir de estudos com empresários e a população local da capital. O objetivo principal é o levantamento de possíveis áreas para atuação e desenvolvimento de ferramentas que possam ajudar a otimizar os resultados de empresas associadas, mapear  temas de gestão empresarial os quais o empresário está focando sua atenção para a retomada.

 

A pesquisa realizada ao final de abril constatou um foco importante do empresariado, qual seja, um olhar mais atento ao processo de atendimento e a modalidade de venda on- line onde 77,4% dos entrevistados concordaram que tem pensado em atuar com o comércio digital.

 

A pesquisa revelou ainda que 73,7% ainda acreditam no seu negócio, existindo certo estágio de esperança e animação com um futuro melhor.  Em termos comerciais,  76,2% concordam com a afirmativa que “não seja errado realizar campanhas de marketing associadas a Pandemia da COVID-19”.

 

Outro dado importante da pesquisa, foi o número de empresários que estão diversificando os seus serviços e produtos para melhor atender às demandas da sociedade neste período. Foram 68,7% dos entrevistados que concordaram estar inovando com o propósito de atender melhor o cliente, e, claro, obter lucro. Já 96,2 % disseram estar se adaptando ao processo de atendimento ao cliente.

 

“Nota-se que pequenos empresários estão criando produtos e serviços diferentes dos habituados a vender para seguir funcionando”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, acrescentando que “essa é uma boa alternativa para passar o período,  porém, o empresário não deve esquecer de dizer quais medidas de prevenção toma com seus produtos e equipe para evitar a disseminação do vírus”.

 

Outra questão abordada pela pesquisa, foi se o empresário está elaborando um planejamento estratégico para enfrentar situações de crise. O resultado foi que 67,4% dos entrevistados disseram estar se organizando através de um planejamento bem estabelecido.

 

“Este resultado foi bastante positivo, pois agir estrategicamente é traçar ações programadas a fim de sair de uma situação atual em busca de uma situação desejada, estabelecendo metas bem definidas de acordo com o objetivo almejado. O objetivo principal é demonstrar o quão vantajoso é planejar e traçar estratégias, agir estrategicamente e analisar as variáveis que o mercado nos apresenta, olhando para a situação e nos perguntando, de que forma podemos agir? Quais são nossos riscos? Com o planejamento estratégico essas perguntas poderão ser respondidas e os riscos da organização reduzidos”, disse Granja.

 

 

DEMISSÃO x APERFEIÇOAMENTO

 

Apesar do equilíbrio dos números, ainda temos boas expectativas com relação ao índice de demissão de colaboradores em virtude da pandemia. Na pesquisa, 53,7% discordaram considerar demitir os funcionários e, ainda constatou-se que 67,4% concordaram que aqueles funcionários (afastados ou não) deveriam aproveitar o tempo livre para realizar cursos de aperfeiçoamento à distância. 

 

"Os empresários têm se esforçado para não reduzir seu quadro de funcionários, mas sabemos que isso não depende somente dos próprios esforços, existe uma conjuntura de fatores econômicos que influenciam diretamente nas tomadas de decisões", declarou o superintendente. 

 

Os empresários tem se unido, segundo Granja, não só para tentar manter os empregos até que haja mais visibilidade sobre o fim da crise, mas para ajudar aqueles cuja subsistência foi ameaçada.


Fonte: CDL Cuiabá
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