Segunda, 01 de julho de 2019, 20h44

ALMT realiza audiência pública para debater PL que retira incentivos fiscais

CDL Cuiabá

Representantes do setor empresarial e produtivo do Estado lotaram o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na tarde desta segunda-feira (01.07), para discutir sobre o Projeto de Lei Complementar nº 53/2019, que trata sobre a revisão dos incentivos fiscais a empresas que atuam no Estado. O PL foi protocolado na última semana pelo Poder Executivo e está em tramitação na Casa de Leis, desde então, as possíveis mudanças na reforma tributária tem gerado preocupação nos setores envolvidos.

Durante a audiência pública, a qual foi requerida e conduzida pelo deputado Carlos Avalone, os representantes dos setores comerciais e produtivos de Mato Grosso ressaltaram que caso o PL seja aprovado, causará um grande impacto em praticamente todos os produtos comercializados no Estado.

Na oportunidade também foram mostrados os impactos que esse projeto pode vir a causar no comércio e na economia do Estado. “Estamos todos muito preocupados. Os empresários não aguentam mais pagar essa conta e os funcionários já temem o desemprego. A sensação é de insegurança e medo de que a carga tributária que já é alta fique ainda maior, estagnando assim a economia do Estado”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares.

O presidente da Federação das Indústrias (FIEMT), Gustavo de Oliveira, ao falar na tribuna também criticou o projeto. Para ele, “se esse projeto  for aprovado da forma que está, será muito prejudicial a todos os setores do Estado. O país hoje não cresce, o desemprego só aumenta. O setor público se acostumou há muito tempo a tributar mais. Não precisamos de retrocesso. Se todos esses empresários estão aqui hoje, não é por acaso, estamos todos muito preocupados”, disse, acrescentado que “esse projeto já nasce com um grande erro, não foi discutido com os principais envolvidos, os empresários”.

Presente na reunião, representando o governo do Estado, também estava o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que após ouvir todas as colocações dos empresários e deputados, explicou os principais pontos da Reforma Tributária proposta, mas aceitou que alguns pontos do projeto podem ser discutidos com os empresários, o que foi considerado um grande avanço pelo presidente da CDL Cuiabá. “Nós avaliamos como positiva essa audiência pública, pois até então, nós não tínhamos tido a oportunidade de discutir sobre isso com o governo e agora se abre uma brecha para isso”, disse.

AUTORIDADES PRESENTES

Também participaram da audiência pública, os deputados estaduais, Wilson Santos, Lúdio Cabral, Dr. João José, João Batista, Nininho, Xuxu Dal’Molin, Elizeu Nascimento, Dilmar D´Albosco, Paulo Araújo, Ulysses Moraes, entre outros.

Galeria de Fotos: