whatsapp
Notícias /
Segunda, 01 de agosto de 2022, 15h17
| Tamanho do texto A- A+

CDL Cuiabá destaca importância do Censo 2022 que inicia nesta segunda-feira

Por: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) orienta a todos que participem da pesquisa.

 

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico, porém, desta vez o levantamento está atrasado em dois anos por conta da pandemia de covid-19.

De acordo com o IBGE, os resultados dos dados revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

Diante da importância desses dados, principalmente para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) orienta a todos que participem da pesquisa. 

“É muito importante que todas as pessoas participem, que atendam aos recenseadores da melhor forma possível, afinal estamos a 12 anos sem a pesquisa, e quanto mais abrangente, melhor será o levantamento dos dados para o próprio cidadão e para tomadas de decisões. É fundamental que todo cidadão procure ser recenseado”, pontuou o presidente, Celio Fernandes.

Vale destacar que todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73.

 

Questionários

O Censo 2022 tem dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a duração da entrevista é de aproximadamente 5 minutos.

A previsão é de realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. A estimativa do instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. 

No último levantamento, em 2010, o país tinha 190,8 milhões de habitantes.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL