Terça, 09 de novembro de 2021, 12h44

Comércio da capital pode abrir as portas no feriado da Proclamação da República

CDL Cuiabá

No próximo dia 15 de novembro, é celebrado o Dia da Proclamação da República e por isso alguns serviços públicos terão alteração no horário de atendimento. Neste dia, as lojas de Cuiabá e Várzea Grande estão autorizadas a abrir de acordo com as regras que foram acordadas em Convenção Coletiva (CCT).

Segundo a CDL Cuiabá, as empresas que optarem abrir as portas devem observar as disposições constantes na CCT vigente no que se refere ao trabalho em dias de feriado. “Para os que forem convocados a trabalhar neste dia, a remuneração das horas de trabalho será em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia e, o seu pagamento, se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

Não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão. Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado.

Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis. Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 11h às 22h e das lojas das 14h às 20h.