Terça, 02 de junho de 2020, 19h06

Corpus Christi -Comércio de Cuiabá e VG está autorizado a abrir mas shoppings centers da capital devem permanecer fechados neste dia

CDL Cuiabá

O feriado municipal de Corpus Christi será na próxima quinta-feira (11/06). O comércio que está autorizado por decreto a abrir durante a pandemia do novo coronavírus poderá funcionar normalmente neste dia em Cuiabá e Várzea Grande, já que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válida para ambas as cidades, autoriza o funcionamento, ficando a critério do comerciante abrir ou não as portas. A autorização só não servirá para os shoppings centers da capital, que tiveram, através do documento emitido pelo prefeito, suas atividades suspensas em dia de feriado como forma de medida de prevenção da COVID-19.

O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, explica aos lojistas dos segmentos que estão autorizados a abrir que “fica facultado o funcionamento neste dia de feriado desde que pague corretamente os trabalhadores, ou seja, remuneração em dobro e comissões de vendas”.

Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), neste dia não haverá expediente para os funcionários públicos que continuam trabalhando, ou seja, os órgãos públicos estaduais e municipais administrativos da capital não estarão funcionando. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.

Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (FENABRAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone, e os carnês que tiverem essas datas como vencimento, poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.

Os shoppings da Capital também não poderão abrir as portas neste dia . “Conforme o último decreto municipal, os shoppings centers da capital mato-grossense poderão reabrir a partir do dia 03 de junho (quarta-feira), das 14h às 22h, sendo vetado a abertura aos domingos e feriados. A princípio poderão funcionar com apenas 30% da sua capacidade até 30 de junho, podendo aumentar para 50% depois”, orientou Granja.

Granja disse que neste momento de incertezas é importante que todos acompanhem os decretos . "É importante que todos se atentem aos documentos municipais, pois as normas variam de região para região", finalizou o superintendente.