Estimativa da CDL Cuiabá é de que 67% da população presenteie as mães da capital no próximo domingo
Assessoria de Imprensa
CDL Cuiabá
No próximo domingo (10.05) será comemorado o dia das mães. Entre tantas datas especiais no ano, é a segunda mais rentável para o comércio, perdendo apenas para o Natal, no fim do ano e de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), mesmo com a pandemia de coronavírus a expectativa de vendas é melhor do que no mês passado.
“Mesmo com todo o cenário que estamos vivendo na atualidade, com um prejuízo ainda incalculável para a economia e mesmo que abaixo do ideal, é uma data que poderá gerar alívio para alguns comerciantes”, afirmou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, reforçando que a variedade de presentes para esse dia são inúmeros, “Os mais requisitados são confecções, sapatos, bolsas, flores, perfumes, cosméticos, joias e bijuterias, além de eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros”.
Conforme levantamento de dados feitos pela entidade, apesar do momento econômico estar bem inconstante, a estimativa é que 67% da população presenteie as mães em Cuiabá no próximo domingo, sendo que os que não presentearão é pelo fato de não ter mais mãe, distância ou condições financeiras atuais. O ticket médio do valor do presente é de em torno de 180 reais, sendo em média 1,5 presentes por comprador.
Já quando se fala em nível de Brasil, a estimativa de compras segundo pesquisa recente da Behup/Globo 2020, é de que 85% dos filhos pretendem presentear suas mães no domingo, sendo que a explicação para o aumento das vendas está na importância da data diante do isolamento social, imposto pela COVID-19. No cenário nacional o ticket médio é de 188,00 reais por presente.
“Vale ressaltar que as pesquisas têm se alterado de região para região e de semana pra semana. As mudanças são constantes devido a instabilidade da economia e da situação momentânea de cada um”, falou Granja.
Comércio preparado
Em Cuiabá, o comércio como um todo está preparado para atender a demanda, seja através de lojas físicas, por canais on-line, delivery e até mesmo drive-thru. “Além de todas as medidas de biossegurança já adotadas pelo comércio, onde o consumidor pode fazer suas compras com todo cuidado e protegido, os empresários se adaptaram também ao novo momento e estão com outras formas de atendimento, deixando a escolha do consumidor a forma que prefere comprar, sem contar que os estoques estão reforçados, as condições de pagamentos estão atrativas, as lojas com ações dinâmicas, tudo para oferecer o melhor ao cliente”, afirmou Granja.
O superintendente lembra ainda que é importante “o consumidor não deixar para a última hora, pois o horário de atendimento está reduzido e é de suma importância movimentarmos a economia, porém, sem aglomeração, sendo que para compensar esse horário reduzido, muitas lojas estarão atendendo inclusive no domingo”, informou Granja.