Quinta, 16 de setembro de 2021, 12h08

Governo lança edital para preservação do patrimônio cultural mato-grossense; CDL Cuiabá apoia iniciativa

O Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), lançou edital com objetivo de preservar o patrimônio cultural mato-grossense. É o programa MT Preservar.

Conforme informações divulgadas pelo governo do Estado, a seleção pública vai financiar a recuperação e requalificação de imóveis tombados, públicos e privados, em todo o Estado, em especial no Centro Histórico de Cuiabá.

Com investimento total de R$ 3 milhões, o edital é dividido em três lotes abrangendo pessoas físicas, pessoas jurídicas sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público - que são as prefeituras ou órgãos da administração pública municipal. Cada lote dispõe de R$ 1 milhão para atendimento de propostas que variam de R$ 50 mil a R$ 300 mil.

Todos os imóveis tombados, isoladamente ou em conjunto, e que estejam localizados em Mato Grosso, podem participar da seleção pública. Serão considerados tombamentos dos três âmbitos federativos: municipal, estadual e federal.

Dentre os itens que podem ser propostos para obter o financiamento estão à recuperação de fachadas e coberturas, instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio, obras de acessibilidade, intervenções para proteção de ruínas, projetos de arquitetura, entre outros.

Para a diretora da CDL Cuiabá, Maria Cândida, a iniciativa vem ao encontro de uma luta antiga de um grupo de empresários e historiadores da capital, que lutam pela preservação do Centro Histórico de Cuiabá.

“Esses imóveis tombados são locais que contam a história de Mato Grosso, são parte da memória sociocultural do Estado e nós da CDL Cuiabá, não poderíamos deixar de dar total apoio a essa iniciativa”, afirmou a diretora.