Sábado, 11 de julho de 2020, 10h44

Governo lança ‘emprestômetro’ para divulgar crédito a micro e pequenas empresas

O Ministério da Economia anunciou nesta terça-feira (7) o lançamento de um recurso que vai mostrar em tempo real os valores liberados pelos programas públicos de crédito. Chamada de ‘emprestômetro’, a ferramenta vai permitir o acompanhamento online do total de valores contratados por meio dos principais programas públicos de crédito, como o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas), constituído pelo Sebrae em parceria com a Caixa Econômica Federal.
O lançamento da ferramenta foi anunciado, pelo Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, durante audiência pública virtual da Comissão Mista da Covid-19 do Congresso Nacional.
Segundo os dados do emprestômetro, no Pronampe, programa com garantia do governo voltado para micro e pequenas empresas, já foram contratados R$ 6,1 bilhões em empréstimos.
De acordo com Carlos da Costa, esse número mostra que crédito está chegando onde precisa. “O programa está funcionando. O crédito está chegando na ponta. Nós inclusive já estamos preocupados, porque os R$ 15,9 bilhões que alavancam R$ 18 bilhões na ponta vão terminar em breve”, afirmou Costa.
O emprestômetro também reúne as concessões da linha da Caixa em parceria com o Sebrae para micro e pequenas empresas, que emprestou R$ 1,8 bilhões e do programa para pagamento de salários, que já concedeu R$ 4,5 bilhões.