Quinta, 03 de outubro de 2019, 16h34

Presidente e vice-presidente da CDL Cuiabá participam de palestra sobre reforma tributária com o deputado Efraim Filho

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares, juntamente com o vice-presidente Célio Fernandes, participou na tarde desta quinta-feira (03.10) de uma palestra com o deputado federal Efrain Filho, sobre “Panorama da Reforma Tributária”, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

O evento que aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal foi organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) com apoio de diversas entidades, entre elas, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), que foi representada pelo presidente George Pinheiro e CDL Cuiabá. A palestra contou ainda com a presença de empresários e sociedade em geral.

De acordo com o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), a Reforma Tributária é considerada prioritária pelo governo para a recuperação da economia brasileira. “Em linhas gerais, os textos propõem simplificar a cobrança de tributos com a unificação de vários impostos, no entanto, como as mudanças atingem vários setores e os impactos variam conforme as regiões do país, não há consenso sobre o tema entre os parlamentares”, afirmou Efraim, que complementou ainda, dizendo que “a reforma da previdência teve impacto de tentar resolver o problema de desequilíbrio fiscal no Brasil, ela veio na verdade para que a gente parasse de piorar o cenário de déficit fiscal que estava levando o país para o buraco. A Reforma Tributária  em a capacidade de valorizar quem produz, de fazer o Brasil retomar o rumo do desenvolvimento , voltar a crescer e recuperar os empregos perdidos na crise”.

Conforme o parlamentar ainda, a Reforma Tributária é um jogo de ganha-ganha. “Todos ganham. Ganha o contribuinte, ganha o setor produtivo, ganha o governo. Se tiver a simplificação dos procedimentos, a desburocratização, deixará o setor mais competitivo, com condições de produzir ainda mais e para o governo, o combate a sonegação, através de um sistema mais racional, e a melhora da arrecadação, são efeitos esperados, sendo que a simplificação de procedimentos e a desburocratização são as principais mudanças. Hoje, esse emaranhado de regras que nós temos faz com que até os sistemas que se chamam “simples”, sejam confusos. Tem muita coisa para fazer com que a gente retome a competitividade, na nossa indústria, no nosso comércio, daqueles que produzem. Talvez esse seja o maior desafio”.

Para o presidente da CDL Cuiabá, o encontro foi positivo e esclareceu diversas dúvidas dos empresários em relação às mudanças. Para ele, a reforma tributária é uma das mais importantes para o País e o debate deve ser intensificado para construir um posicionamento conjunto entre municípios, Estado, comércio e os empresários. “Envolver a classe empresarial nessa discussão é valorizar quem realmente produz e gera emprego nesse país, então, é muito justa essa discussão. Os nossos parabéns e agradecimentos ao deputado pela iniciativa”, afirmou Soares.

Galeria de Fotos: