Segunda, 19 de julho de 2021, 19h33

PRONAMPE 2021 - Caixa libera novos recursos e faz plantão de atendimento na CDL Cuiabá

Em comemoração ao mês do comerciante, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) fechou uma nova parceria com a Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (19.07) e a partir desta terça-feira, estará disponibilizando em sua sede atendimento aos empresários da capital que tenham interesse em adquirir recursos do Pronampe, programa criado pelo governo federal para tentar destravar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas.

O atendimento pelos profissionais da Caixa será realizado na CDL, das 09h00 às 17h30 e seguem até sexta-feira (23/07).

No total, estão sendo liberados 6 bilhões de reais no País, deste montante, se encontram disponíveis para esta semana aproximadamente 4 bilhões de reais, sendo que os recursos podem ser utilizados para atender as necessidades de capital de giro, para pagamentos de diversas despesas essenciais para o funcionamento da empresa, tais como: salário de funcionários, pagamento de contas, compra de matéria-prima e mercadorias, entre outras. É vedada a utilização para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

Para ter acesso ao crédito existem algumas condições negociais, tais como:

• Público Alvo:

Empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano de 2020, de acordo com a Receita Federal.  A empresa deve ter mais de 1 anos de constituição e tanto a empresa quanto os sócios não podem possuir condenação relacionada a trabalho em condições análogas às de escravo ou trabalho infantil.

• Valor Financiável:

Até 30% do faturamento de 2019 ou 2020, de acordo com o que a empresa informou no IRPJ (será considerado para cálculo o maior faturamento entre esses dois anos), limitado ainda a R$ 150 mil por CNPJ, somadas também as contratações efetuadas em 2020, na Caixa ou outros bancos.

• Encargos:

Taxa Selic + 6% a.a.

• Prazos:

48 meses, sendo 11 meses de carência, já incluídos no prazo total para pagamento.

• Garantias:

Fiança/aval do empresário ou sócio(s), além do FGO (Fundo Garantidor de Operações).

“Para quem tem interesse no crédito, não é necessário agendamento, porém, é preciso trazer presencialmente todos os documentos exigidos para análise de viabilidade ao crédito. Trata-se de uma linha de crédito facilitada que ajudará a equilibrar as finanças de muitas empresas, as ajudando na retomada de negócios e na manutenção de empregos”, explicou o superintendente da instituição, Fábio Granja, que reforçou ainda, que com a parceria será possível gerar uma melhor comodidade de atendimento para os empresários interessados. “Lembrando que também temos um amplo estacionamento à disposição dos interessados”.

Endereço CDL Cuiabá - Av. Pres. Getúlio Vargas, 750 – Centro - Telefone(65) 3615-1599.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Apresentar o original e cópias dos documentos:

• Da empresa:

- comprovante de inscrição CNPJ;

- Documentos constitutivos da empresa e alterações (se houver);

- Faturamento fiscal (conforme enquadramento da empresa em uma das opções abaixo):

- ECF com recibo de entrega (Lucro presumido e lucro real Y540):

- DEFIS e Extrato Simples gerado pelo PGDAS-D do último mês corrente;

- DASN – SIMEI (Microempreendedor Individual)

• Dos sócios:

- Documento de identificação: Identidade ou carteira de trabalho modelo novo ou carteira nacional de habilitação ou identidade funcional;

- CPF;

- Declaração do IRRPF do corrente ano dos sócios;

- Comprovante de endereço atualizado: Conta de água, luz, telefone, gás ou boleto recebido pelos Correios - Com até 60 dias da data de emissão em nome do titular, pais ou cônjuge;

- Comprovante de renda: Último contracheque/holerite ou declaração do imposto de renda ou extrato de benefício (aposentado ou pensionista);

- Certidão de casamento, identidade, CPF do cônjuge;

- Procuração, se for o caso.