whatsapp
Notícias /
Segunda, 06 de julho de 2020, 16h38
| Tamanho do texto A- A+

Teste da Covid-19 no sistema Drive- Thru começa na CDL Cuiabá; População elogia parceria da entidade com Clínica

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Já está em funcionamento o teste de sorologia para detecção da Covid-19, através do sistema drive thru, no estacionamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), entrada pela Rua Marechal Floriano Peixoto, em frente ao IFMT. A ação é uma parceria da entidade com uma clinica credenciada para exames do novo coronavirus que teve inicio nesta segunda-feira (06.07) e terminará na quarta (08.07).

Por meio de uma metodologia imunocromatográfica, esses testes possuem a capacidade de detectar qualitativamente a presença de anticorpos específicos (IgM e IgG), produzidos pelo sistema imunológico frente à infecção pelo SARS-CoV-2. Podem utilizar, como material biológico, tanto soro, plasma ou sangue total dos pacientes, fornecendo um resultado quase que imediato. A classe dos anticorpos IgM têm a característica de ser uma das primeiras a serem produzidas pela resposta imunológica, podendo ser detectados a partir do sétimo dia do início dos sintomas. Posteriormente, ocorre a elevação da titulação dos anticorpos do tipo IgG. Tanto o resultado quanto a parte técnica, são de inteira responsabilidade da Clínica.

O superintendente da entidade, Fábio Granja, explicou que está sendo mais um trabalho da entidade no combate a Pandemia, mesmo defendendo que o ideal é ter o teste de graça para todos. “A CDL tem cobrado e muito dos entes públicos a testagem em massa, pois acredita que realizando testes como esse, poderemos ter um isolamento seletivo, proteger os classificados como alto risco e as pessoas poderão ter a oportunidade de tratar a doença na fase precoce (inicial), não deixando chegar ao estágio avançado da doença, em que precise de UTI. Até que isso seja possível, foi feita uma parceria com um laboratório para que cobrasse um preço um pouco mais acessível (180 reais) do que está sendo cobrado no mercado (240 a 280 reais)”, disse Granja salientando que “A CDL é uma instituição privada, sem recursos públicos que representa muitos segmentos empresariais, segmentos estes que estão passando por uma crise financeira histórica e que infelizmente tem resultado em um número alto de desempregos, desocupados, desalentados e perdas de renda”.

 

Granja reforçou que todas as medidas de biossegurança estão sendo seguidas na ação. “Pela manhã já tivemos um grande movimento, foram realizados vários exames, em um sistema rápido de atendimento”. Ele explicou ainda que as pessoas não precisam descer do veículo para fazer o teste. “Assim que entram com o carro, os enfermeiros preparados e seguindo todas as medidas de proteção e biossegurança, já passam todas as orientações e a ficha que precisa ser preenchida. Após isso, fazem a coleta do sangue e já enviam para a clinica apurar o resultado. A pessoa recebe um código o qual irá acompanhar esse resultado no prazo de até 04 horas”.

Para a jornalista Franchesa Bogo, a iniciativa da CDL Cuiabá demonstra preocupação da entidade com a sociedade, oferecendo mais segurança as pessoas.

“Assim que o comércio e outras atividades forem liberadas, as pessoas se sentirão mais seguras, sabendo que não estão contaminadas. Aquelas que testarem positivo, logo se afastarão. Assim que toda relação de trabalho deveria funcionar, com saúde e trabalho”, declarou ela acrescentando ainda que achou o atendimento rápido e eficiente.

Da mesma forma avaliou Carlos Eilert, residente da cidade de Chapada dos Guimarães, que logo que ficou sabendo da ação, se interessou. “Excelente iniciativa, de praticidade e segurança. Somos atendidos por profissionais capacitados e assim evitamos de ir a hospitais onde há um grande índice de contaminação pelo novo Coronavírus”.

Já Marlene Riveros tirou a tarde para fazer o exame, assim que soube da ação nas redes sociais. “Todo cidadão por qualquer sintoma que sinta fica preocupado achando que pode ser o coronavirus. Esse sistema de diagnóstico além de ser prático e mais seguro, ajuda a nos tirar a dúvida e dependendo do resultado a nos resguardar mais”.

 

A ação acontece das 08h às 17h00. O valor do teste é R$ 180,00 e deve ser pago no ato do exame. É obrigatório a apresentação de um documento com foto.
Endereço do drive-trhu: Rua Marechal Floriano Peixoto, em frente ao IFMT.

Galeria de Fotos:
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL