Segunda, 24 de agosto de 2020, 12h51

Varejo em tempos de Covid-19

Vem aí o delivery por drones do iFood
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a realização de testes para entrega de produtos por meio de drones. A decisão permite que o aparelho seja utilizado em serviços delivery, entre outras funções. Esta autorização, concedida à empresa Speedbird, permite testes, em caráter experimental, além da linha de “visada visual” – quando o operador não precisa ter contato visual para operar o aparelho e é válida até agosto de 2021.
Uma rota com 400 metros ligará a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas e o iFood Hub, uma estrutura dentro do empreendimento que roteiriza os pedidos. A entrega deve levar em média dois minutos, um trecho que percorrido a pé pode levar 12 minutos. A partir daí, a última parte do trajeto é feita pelos entregadores.
Em junho de 2019 foi realizada a primeira ação de delivery por drones, autorizada pela ANAC, da América Latina organizada por uma parceria de empresas: Relp! Aceleradora , SpeedBird Aero, NoBones e Infood. O equipamento, que carregava a 1ª picanha vegetal do mundo. “O drone não vai substituir os entregadores porque a proposta do uso do aparelho é que ele faça as partes mais complexas da entrega como, por exemplo: passar por cima de rodovias, rios, mata, entre outros”, explica Dennis Nakamura, co-fundador da Relp!
Vendedores 4.0
Após fechar a compra com o vendedor é natural ir até o caixa da loja para realizar o pagamento. Mas, a partir da semana que vem, essa última etapa já pode ser realizada diretamente com o vendedor em todas as lojas de Casas Bahia e Ponto Frio do Distrito Federal. Os vendedores das lojas na capital, serão os primeiros a receberem os devices com a última atualização do Via+ mobile – aplicativo interno de vendas da Via Varejo – e uma maquininha de cartão.
Além do app de vendas, os equipamentos contam com acesso para a plataforma “Vendedor Online”, que possibilita a oferta em todas as categorias disponíveis no site das marcas, incluindo parceiros do marketplace, e o relacionamento com o cliente por meio do “Me Chama no Zap”, para Casas Bahia, e “Vai no Contatinho”, para Pontofrio.
A iniciativa é mais um passo no processo de transformação digital da Via Varejo, em andamento há um ano pela companhia, com a aceleração da digitalização dos vendedores e das lojas físicas.
Fraudes na pandemia
De acordo com um estudo realizado pela Konduto , antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, a taxa de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro ficou em 3,49% no primeiro semestre de 2020,tendo aumentado em meio à pandemia do novo coronavírus. O mês de março, quando muitos consumidores e varejistas migraram para o on-line, registrou a maior taxa, com 3,99%, ou seja, a cada 100 compras feitas no Brasil, quatro tiveram origem fraudulenta. Os dados foram colhidos a partir da análise dos mais de 123 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da empresa de 1 de janeiro a 30 de junho e que foram feitos em mais de 4 mil lojas virtuais de todos os segmentos.
O início do ano começou com dados que estavam dentro da normalidade. Em janeiro, o setor apresentou taxa de 2,78%, enquanto fevereiro ficou em 3,05%. De março para abril, houve queda de 28%, quando o índice passou de 3,99% para 2,85%. No entanto, nos meses seguintes, houve um novo aumento significativo, sendo 3,59% em maio e 3,89% em junho. Outro dado relevante é que o ticket médio dos pedidos fraudulentos no e-commerce seguiu bem acima das compras legítimas no primeiro semestre (R$ 641 contra R$ 302).